10 Sep 2024
Ano letivo de 24/25 o “foco continua a ser os estudantes”
O ano letivo de 2024/25 será mais um ano de trabalho para a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, que encara com “com otimismo e realismo”.
Continuando a ser uma das prioridades a construção da nova residência, o “foco continua a ser os estudantes e, neste sentido, é realizado um investimento por parte da ESSNorteCVP para que estes tenham acesso a metodologias de ensino inovadoras”, apontou Henrique Pereira, presidente do conselho da direção da instituição, ao Correio de Azeméis.
Ainda neste âmbito, na procura continua de melhorar o desempenho dos alunos, a instituição do ensino superior vai “disponibilizar a todos os estudantes inscritos nos Cursos de Licenciatura, um apoio institucional no âmbito do seu acolhimento e integração na instituição e no Ensino Superior: o ‘Programa de Mentoria Interpares da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa’. Este é desenvolvido no âmbito do ‘Programa Colaborativo de Implementação de Serviços de Saúde Mental e Bem-Estar para Estudantes de Saúde’ e visa promover a integração e acolhimento, estimulando o sucesso escolar ao longo de todo o percurso académico”, prosseguiu na explicação Henrique Pereira.
No entanto, não basta apenas perceber aquilo que os estudantes necessitam e sim criar também condições para que o seu desempenho seja notório, e para isso “de ano para ano, a ESSNorteCVP procura investir em parcerias e programas que proporcionem novas aprendizagens.” Exemplo disso é a disponibilização “dos Cursos de Mestrado e Pós-Graduação uma oferta de formação avançada centrada na área da emergência e do trauma (PHTLS - Pre-Hospital Trauma Life Support; SIV - Suporte Imediato de Vida e SAV - Suporte Avançado de Vida) que lhes permite a aquisição de competências práticas nas suas áreas de atuação”, referiu.
Assim, aliando a formação de excelência, com a forma como os estudantes são orientados para ser os melhores profissionais, só podia resultar numa boa relação com a comunidade educativa, onde a preocupação e o papel ativo na saúde da mesma são uma constante. Sendo proporcionado “campanhas de sensibilização, realização de rastreios e programas de voluntariado em articulação com o Município, IPSS, agrupamentos de escolas (ensino básico e secundário) e tecido empresarial da região. É através da Unidade de Prestação de Serviços à Comunidade (UPSC), que este trabalho é realizado, destacando-se alguns projetos/atividades, como o projeto ‘Par a Par com a Saúde’, parceria com a Escola Secundária Soares de Basto, ‘Apoio ao Peregrino’, ‘Sol Vive Mais o Teu Verão’, a ‘Semana da Criança’, entre outros. A Clínica Pedagógica tem sido um recurso muito importante para a comunidade regional, disponibiliza serviços especializados.”
Empenhados no presente e confiantes no futuro, a escola, aposta no “ensino de qualidade e proximidade. Reflexo dos valores e da missão da Cruz Vermelha, da estratégia, da qualificação e do compromisso do corpo docente, com uma visão clara para o futuro”, concluiu Henrique Pereira.
Oferta formativa da ESSNorteCVP
4 Licenciaturas: Acupuntura; Enfermagem; Fisioterapia e Osteopatia
7 Mestrados: Enfermagem de Reabilitação; Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa; Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica; Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória e Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar.
15 Pós-Graduações: Gestão de Serviços de Saúde; Enfermagem no Desporto; Terapias Integrativas e Complementares no Tratamento da Dor; Supervisão Clínica; Enfermagem do Trabalho; Cuidados Intensivos e Emergência; Prevenção e Controlo da Infeção Associada aos Cuidados de Saúde; Viabilidade Tecidular e Feridas; Health Data Science; Enfermagem Avançada; Emergência Extra-Hospitalar; Enfermagem de Estomaterapia; Enfermagem Oncológica; Enfermagem de Endoscopia Digestiva e Reabilitação Cardíaca.