8 Jul 2024
A cerimónia ficou marcada pelos alertas sobre uma realidade repleta de desafios e cada vez mais imprevisível
> PERTO DE 50 FUTUROS ENFERMEIROS RECEBERAM O DIPLOMA
A Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa celebrou, no passado sábado, o término do 20º curso de Licenciatura em Enfermagem. Só este ano, foram perto de cinquenta os alunos, agora enfermeiros, formados pela instituição oliveirense que se afirma, cada vez mais, como uma referência na formação de profissionais de prestação de cuidados clínicos.
O auditório da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa encheu para a ‘Cerimónia Solene de Encerramento do 20º Curso de Licenciatura em Enfermagem’. A cerimónia ficou marcada pelos alertas sobre uma realidade repleta de desafios e cada vez mais imprevisível. Valter Amorim, presidente do conselho diretivo regional do centro da ordem dos médicos e enfermeiros, enalteceu que “trilharem um percurso de quatro anos, estudar, dedicar-se , trabalhar, empenhar-se, tem muito significado. Não é só um momento da nossa vida, é o ‘momento’, porque é aqui que nós construímos, realizamos e assumimos o percurso para o futuro”.Inês Lamego, vereadora responsável pelo pelouro do ensino superior, não conseguiu estar presente, mas, deixou uma mensagem de congratulação a todos os alunos, famílias e profissionais escolares.
“Ser enfermeiro, hoje é um pouco mais do que aquele figurino que tínhamos há uns anos a esta parte, porque efetivamente, se temos um mundo complexo, nós temos que ter a preocupação de nos preparar para ele. Se cada vez mais os problemas são imprevisíveis, nós temos que ter esta preocupação não para resolver o problema todo, mas para vos preparar e alertar para essa situação”.
Henrique Pereira, presidente do Conselho de Direção
“É com imenso orgulho que hoje aqui estamos. Foi um trabalho muito árduo aquele que tivemos ao longo deste curso e hoje vimos aqui celebrar a sua conclusão. Não podemos deixar de agradecer aos professores e aos nossos familiares que estiveram a acompanhar cada passo da nossa longa jornada, que nos encorajaram a ter capacidade de concluir tudo com a nossa máxima força”.
Jorge Sousa, presidente da Associação de Estudantes
“Relembro todos aqueles que, não podendo estar aqui hoje, acompanharam e apoiaram esta turma ao longo do seu percurso. Agradeço-lhes o empenho,motivação e aprendizagens que moveram e que permitiram que esta nova geração de enfermeiros desenvolvesse o seu máximo de potencial e competências profissionais transversais para serem enfermeiros no século XXI, numa época com muitos desafios”.
Sónia Novais, presidente do Conselho Pedagógico
“O desafio é enorme, mas o primeiro passo já foi dado. Essa é a maior prova que estão disponíveis para o desafio, e nós, Escola Superior Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, estamos convencidos que farão a diferença na comunidade académica e científica elevando a disciplina e profissão de enfermagem que orgulhosamente são fruto da Cruz Vermelha Portuguesa”.
Liliana Mota, presidente do Conselho Técnico Científico
“É com grande honra e satisfação que vos vejo nesta cerimónia de encerramento, marcando um momento significativo da vossa vida. Hoje celebramos não só a conclusão de um curso, mas o início de uma nova jornada repleta de oportunidades, desafios, conquistas que irão alcançar”.
Ricardo Melo, coordenador do curso