16 May 2022
OLIVEIRA DE AZEMÉIS CELEBROU 38 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE
Há 38 anos, a 16 de maio de 1984, Oliveira de Azeméis foi elevada a cidade. O dia de ontem foi de festa e começou com o hastear das bandeiras no Largo da República, em frente à câmara municipal. Neste mesmo dia foi também assinalado o Dia Municipal do Bombeiro, que será comemorado no domingo, 22 de maio.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o presidente da assembleia municipal, Amaro Simões, além de ter dado os parabéns à cidade e ao concelho por esta data tão marcante, o mesmo revelou que já “foi ponderado mudar o feriado municipal para esta data”, apesar de ser um “assunto que não está de momento em cima da mesa”. Mostrando-se estar “disponível para ir à mesa da assembleia, e a assembleia estará disponível para ponderar, mas não me parece que esteja propriamente na ordem do dia. Falou-se nisso inclusivamente esta semana, mas só informalmente. O feriado municipal calha em cima das férias e quase não tem impacto, mas é uma tradição que vem na sequência das festas de La Salette e há muita gente que continua a defender a história, que tem muito peso na vida de um povo e tudo isso tem de ser posto em causa”, afirmou.
Já Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, começou por falar da importância deste dia para Oliveira de Azeméis, que é “uma cidade com vida, todos os dias é construída pelos oliveirenses e está em constante transformação. Aquilo que nós esperamos é que esta cidade adquira nos próximos anos um conjunto de competências que a torne ainda mais atrativa, muito mais competitiva, onde todos gostemos de viver”, começou por dizer à Azeméis TV/FM.
Sobre a possibilidade de este dia virar o feriado municipal, o presidente da câmara municipal admitiu a hipótese de ser uma realidade. “Tudo são possibilidades. É evidente que houve razões para que o feriado municipal fosse no dia em que é, estar a antecipa-lo para o dia da cidade é uma possibilidade que podemos naturalmente estudar, mas isso passa por avaliarmos os prós e os contras”, justificou em declarações à Azeméis TV/FM.
“Estamos a assinalar uma data da comemoração de uma das instituições mais importantes do nosso concelho. Presta um serviço absolutamente inestimável à população e esta é a oportunidade também para agradecermos aos nossos bombeiros e às nossas bombeiras das duas corporações que temos no concelho o extraordinário trabalho que fazem diariamente, na proteção e socorro da nossa população.”
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“Para nós é um dia extremamente importante, os bombeiros que servem a população, que dão vida por vida. É para nós muito gratificante contar com o reconhecimento da cidade perante as pessoas que todos os dias, 24 horas por dia estão para nós. Portanto, enquanto presidente da associação estou muito feliz por isso.”
João Pinho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis
“A proteção civil vai muito mais além do que os são os bombeiros. Mas a força visível e notória são esses homens, quer da nossa associação de Fajões, quer de Oliveira de Azeméis, e tem de haver uma simbiose muito grande entre as duas corporações para que o dia municipal tenha esse brio que é necessário. É preciso enaltecer o esforço e a dedicação destes homens.”
Jorge Pinho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Fajões