28 Oct 2024
Loureiro Destaques Empresas e Empresários Concelho
Cooperativa Proleite celebrou 60 anos de história
A Proleite está de parabéns. O passado sábado foi de festa na celebração das seis décadas de história ao serviço da agricultura e, concretamente, do setor leiteiro. Neste sentido, perto 350 convidados marcaram presença para ovacionar a celebração, onde esteve presente o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Foram vários os momentos que marcaram estes 60 anos da Proleite desde a homenagem a nove funcionários e produtores, a assinatura do novo protocolo da Proleite com o Grupo Genia Bioenergy, para a elaboração de um novo projeto de Bio-Metano e ainda a apresentação da autobiografia do comendador Manuel Santos Gomes, presidente do conselho de administração da Proleite, ao longo de 35 anos.
Um olhar para o futuro
Na abertura da cerimónia de celebração do aniversário da Proleite, Vitor Santos, atual presidente do conselho de administração da cooperativa, começou por referir que foi com “enorme satisfação para a família Proleite conseguirmos reunirmos aqui as várias entidades para celebrarmos os nossos 60 anos de história e apontar o caminho de futuro.”
Neste sentido, a olhar para o futuro, o administrador admitiu que atualmente “o setor já não é o mesmo. É nossa função enquanto organização cooperativa assumir a responsabilidade do desenvolvimento do setor” e para isso Vitor Santos apresentou duas medidas “estruturantes [para a fixação de jovens a trabalhar no setor]” que a Proleite pretende implementar para a melhoria do futuro da produção. A primeira será “um projeto que quer apostar na descarbonização do setor e na economia circular, que contribuirá para a sustentabilidade do setor leiteiro nesta região.”, referiu e ainda, “a Proleite terá hoje um gabinete dedicado ao produto e com renovadas competências ligadas ao licenciamento [das explorações agrícolas]”, revelou. Outra das novidades avançadas por Vitor Santos é que a Proleite está a trabalhar “no alargamento da nossa organização de produtores ao setor da carne, para tal criaremos em breve a secção da carne. Com isto visamos o aproveitamento de sinergias com a produção de leite e naturalmente o desafio de agrupar toda a capacidade industrial instalada ao nível do setor cooperativo”, concluiu.
“São 60 anos de crescimento, resistência, resiliência e 60 anos onde nós sentimos a gratidão para com os colaboradores. Nestes 60 anos tivemos também a oportunidade de ver a bonita exposição de Jorge Bacelar, onde se percebe muito bem que o agricultor é dos mais amigos dos animais. A agricultura é economia, mas é também cultura, património, coesão territorial, é competitividade, é investigação, inovação e transformação. E percebendo-se estas dimensões, nós temos de chamar os vários fundos para colaborarem e participarem num objetivo que é o de segurança alimentar. (…) A fileira do leite é importantíssima, como sabemos o leite representa 1100 milhões de euros, 9% do valor da nossa produção, e quando se diz que neste setor existe mais 640 mil pessoas empregadas, nem acredita.”
José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e das Pescas
“A Proleite está ligada à história de Oliveira de Azeméis e tem tido grandes responsabilidades ao longo destes 60 anos pelo desenvolvimento económico e social do nosso concelho. É evidente que o setor agrícola e concretamente o setor leiteiro no nosso concelho têm particulares responsabilidades. Aliás, a nossa sociedade foi baseada no seu desenvolvimento em termos da agricultura, depois, claro, que avançamos para as industrializações dos processos, mas a agricultura continua no nosso concelho e também nos concelhos da região, onde a Proleite atua, e tem um papel muito relevante e muito importante. Estes 60 anos são, não só um sinal da experiência e do conhecimento que foi adquirido por esta instituição, mas são sobretudo um sinal de vitalidade, conforme tivemos aqui a oportunidade de observar.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
Proleite aposta na sustentabilidade
A Proleite e o Grupo Genia Bioenergy assinaram um protocolo “de cooperação para o desenvolvimento de um projeto de economia circular, capaz de alavancar a imagem e preocupações com a sustentabilidade do setor leiteiro da região centro litoral. A relevância da implementação deste projeto de valorização dos efluentes pecuárias e utilização agronómica dos digeridos provenientes da unidade de bio metano contribuirá de forma decisiva para a descarbonização do setor leiteiro, colocando a Proleite e os seus associados ligados à energia do futuro, o bio metano.”