26 Jun 2023
Projeto ‘Fazer (P)Arte’ chega ao fim
A MUDA’TE, uma companhia de artes performativas inclusiva, em conjunto com a CERCIAZ desenvolveu o projeto 'Fazer (P)Arte' que consistiu na realização de sessões semanais, iniciadas já em setembro do ano passado, de aulas de teatro, com os utentes da Cerciaz. Ao longo do projeto, realizaram-se dois momentos abertos ao público, no Halloween e no Natal, sendo que, a apresentação do espetáculo final, realizou-se no passado sábado nas instalações da Cerciaz.
Com casa cheia os utentes desta instituição puderam mostrar o trabalho desenvolvido durante mais de meio ano. Este foi um projeto que também se aliou ao já existem projeto ‘Emoções’, que tinha a mesma base, “colocar estes jovens a trabalhar com as artes, nomeadamente o teatro”.
“Chegando ao final o balanço é muito positivo, mas mais do que nós a avaliação dos alunos é mais importante. Foi quase um ano de trabalho, ainda vamos ter mais algumas sessões. Estamos muito felizes hoje e vai ser muito especial este momento para nós e para eles.”
Jéssica Pires, diretora executiva da MUDA'TE
“Este projeto nasceu com o objetivo de incluir os nossos jovens na comunidade, o projeto nasce com a inclusão, as escolas que nós convidávamos e artistas da comunidade para fazer este trabalho connosco. Deu frutos muito positivos, os jovens agradecem imenso.”
Fernanda Sousa, professora de educação especial da CERCIAZ e mentora do projeto 'Emoções'
“Gostei muito de fazer parte deste projeto, diverti-me muito e espero que o público também goste de ver este espetáculo.”
Rui Gonçalves, utente da Cerciaz