17 Jan 2024
João Costa, em entrevista à Azeméis TV/FM, considerou que Oliveira de Azeméis tem sido uma escola política, onde “os jovens oliveirenses têm sido um exemplo de fazer política”
> Jovem oliveirense foi eleito presidente da Federação Distrital da JS
João Costa, atualmente membro da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da JS do concelho, foi recentemente eleito o presidente da Federação Distrital da JS de Aveiro. Neste sentido, o mesmo, veio até aos estúdios da Azeméis TV/FM falar sobre os seus futuros objetivos e ambições para este seu novo cargo.
O primeiro oliveirense a ocupar um cargo distrital
“Sou o primeiro oliveirense a ocupar um cargo distrital dentro do Partido Socialista, simplesmente pela mera circunstância que faço parte de uma equipa onde todos fomos crescendo e felizmente hoje tenho condições que outros no passado não tiveram. Hoje tenho privilégio de estar nessa circunstância e ter tido condições de concorrer e vencer as eleições.”
Os objetivos para o futuro cargo
“Acredito que numa federação temos de pensar no distrito como um todo, nós pensamos pertencemos a um círculo eleitoral e um dos desafios que teremos já muito brevemente são as eleições legislativas. Nós como estrutura jovem do partido socialista, lutaremos pelo aumento da representação dos jovens nas listas e acima de tudo lutaremos pela defesa das causas da juventude, nomeadamente, no âmbito da habitação e do trabalho.”
Oliveira de Azeméis uma escola política
“Eu acho que nós em Oliveira de Azeméis temos tido uma vida política bastante ativa. Todos os debates que temos tido, como por exemplo, aqui no programa Politicamente Correto, ajudam-nos, enquanto agentes políticos, a crescer. Felizmente, eu no Partido Socialista tenho tido muitas vezes oportunidade de representar o próprio partido nestes debates, e todo este tipo de experiências ajudam-nos a enriquecer do ponto de vista pessoal e político. Nós em Oliveira de Azeméis temos boas juventudes partidárias, que fazem um excelente trabalho no seio das suas organizações e comunidade, com bons agentes políticos jovens que certamente no futuro estarão também como eu. É nesse sentido que nós também trabalhamos, que a nossa geração seja representada apresentado ideias para todos. Os jovens de Oliveira de Azeméis têm sido um exemplo de fazer boa política.”
As ambições futuras
“Eu estou na vida política de uma forma bastante descontraída, gosto de o fazer, é um part-time, a minha vida profissional não tem nada a ver com as instituições públicas, mas também se fosse não tinha mal nenhum. De alguma forma, a mim têm me dado a oportunidade e visto em mim o valor de ocupar alguns cargos políticos, eu agradeço acima de tudo as oportunidades, isso deve-se muito às pessoas com quem nós convivemos, aprendemos e acabamos por crescer. E quando eu digo que não tenho nenhum objetivo político, é porque não tenho mesmo. Estou onde for preciso estar e sentir que sou útil e que posso acrescentar valor à estrutura (…).”