2 May 2022
Entre os dias 24 e 30 de abril
Oliveira de Azeméis voltou a sentir o espírito académico, a semana iniciou-se no dia 24 de abril, com a monumental serenata na Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, e encerrou no dia 30 de abril, com a tradicional bênção das pastas dos finalistas.
Toy, Nel Monteiro e Valas foram os cabeça de cartaz de uma semana que também contou com diferentes talentos oliveirenses, como os Bewave Records, Paradigma e Beatz. A festa decorreu no campo da Escola Secundária Soares Basto.
João Pereira, presidente da Associação de Estudantes da ESSN, aos microfones da Azeméis TV/FM, aquando do cortejo académico, confessou uma enorme felicidade pelo regresso da semana dos estudantes: “Eu nem sei explicar muito bem o que estou a sentir, nós ficamos muito tempo sem qualquer atividade praxística. E o cortejo é uma das atividades que mais marca a semana académica e é a fase final do percurso dos caloiros, que envolve muita gente. É algo que nos traz um sentimento de missão cumprida e que envolveu muito trabalho e dedicação, não só da associação, mas também dos caloiros e de todos os restantes estudantes.”
O presidente da AE falou, ainda, de um percurso “complicado”, depois de dois anos sem qualquer atividade, mas que deixou todos “cheios de orgulho, e nota-se que as pessoas estão todas entusiasmadas com o regresso.”
“É um momento de muita alegria, porque significa um momento de retoma da atividade normal das iniciativas do concelho e também do cortejo, que esteve parado muito tempo, mais tempo que aquilo que os estudantes desejariam. Há muitos que entraram em pandemia e estão a viver pela primeira vez este momento. Portanto, é um momento de alegria que traz à cidade, esta energia, este movimento universitário e académico, as capas negras.”
Inês Lamego,vereadora do ensino superior