28 Oct 2024
Requalificação das ETAR’s de Ossela e do Salgueiro também vão avançar
A mais recente ETAR no concelho, localizada na freguesia de Pinheiro da Bemposta, foi inaugurada hoje, e contou com a presença de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente.
Este foi um investimento de 930 mil euros e a obra foi financiada pelo programa POSEUR. Com a entrada em funcionamento, esta estação permitirá servir cerca de 3000 habitantes do Pinheiro da Bemposta que verá a sua taxa de cobertura atual de 2,2% aumentar para 72,9%.
No seu discurso de inauguração, o presidente da câmara municipal Joaquim Jorge, começou por referir que “em 2017, nós elegemos como designio estratégico para o futuro do concelho, a resolução do problema da rede de água e saneamento.Desde então, temos feito um conjunto de investimentos expressivos, em larga medida provenientes do Orçamento Municipal, para alavancarmos esta realidade e para procurarmos que no final deste ano tenhamos cerca de 65% de taxa de cobertura”.
Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente esteve presente na inauguração desta nova ETAR em Pinheiro da Bemposta, referindo que vê “com muito agrado este investimento, porque Oliveira de Azeméis, de facto, tem indicadores de tratamento de águas residuais muito aquém daquilo que é exigível”.
“É uma realidade que envergonha Portugal”
Sendo um dos objetivos principais da autarquia oliveirense o aumento da taxa de cobertura da rede da água e saneamento, o edil oliveirense pediu “apoio e solidariedade” por parte do Governo para “continuar a lutar para resolver este problema no nosso concelho”, naquilo que Joaquim Jorge descreve como um problema nacional e que “é uma realidade que envergonha Portugal”.
Verbas para saneamento cada vez mais escassas
“O grande investimento em saneamento foi há 20/30 anos e tínhamos aí volumes de financiamento, volumes de dinheiro que vinham da Europa muito significativos e que permitia fazer estes investimentos. Isto foi diminuindo ao longo do tempo e mesmo esta verba que está no atual quadro comunitário só está nos P.O.s regionais e já é uma verba escassa”, referiu Emídio Sousa.
Requalificação das ETAR’s de Ossela e do Salgueiro também vão avançar
Após a inauguração da ETAR do Pinheiro da Bemposta, e do anúncio feito sobre a futura ETAR em Pindelo, que irá servir Carregosa e Pindelo, a requalificação da ETAR de Ossela e do Salgueiro são também uma prioridade. No que diz respeito à ETAR de Ossela, a mesma tem o projeto de execução aprovado, com a requalificação da ETAR e dos seus emissários a ficar na ordem dos 10 milhões de euros, estando a autarquia aguardar para se candidatar a fundos comunitários. Já relativamente à ETAR do Salgueiro, em Santiago Riba-Ul, o projeto ainda não está finalizado, estando previsto ficar até ao final do ano. Com um investimento previsto de cerca de 20 milhões de euros, “um investimento expressivo” de acordo com Joaquim Jorge, este valor será uma parte de fundos comunitários e a restante a ser dividida pelos municípios que usam a ETAR (Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e São João da Madeira).