Executivo municipal ‘presta contas’ às freguesias

Nogueira do Cravo Carregosa Ossela Concelho Grupo Desportivo de S. Roque

S. ROQUE: Fregueses falaram sobre obras inacabadas, drenagem deficiente, gestão de saneamento e mobilidade urbana

> Autarcas puderam ouvir preocupações da população

A iniciativa “Prestar Contas”, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que dá a conhecer o que tem sido feito nas freguesias, passou por Ossela, Carregosa, Nogueira do Cravo e São Roque. Os fregueses que assistiram a estas reuniões tiveram a oportunidade de expor as suas dúvidas e queixas.

São Roque 
A Junta de Freguesia São Roque recebeu o Executivo municipal no dia 30 de maio. Questões sobre obras inacabadas, drenagem deficiente, gestão de saneamento e mobilidade urbana dominaram os temas apresentados ao Executivo.
Carlos Costa expressou preocupação com as consequências das recentes obras de saneamento. “Quem foi o responsável por essas obras?”, questionou. A resposta do presidente da Câmara foi direta: “Quem investe na rede de saneamento é a Câmara Municipal, que é obrigada a fazer tudo. A nossa concessão não prevê que a concessionária faça o investimento.” Carlos detalhou as dificuldades agravadas pela obra: “Estou numa cota inferior à estrada e quando há chuvas grandes fica tudo alagado e entra para a minha propriedade.” O presidente assumiu que a responsabilidade é da Câmara Municipal. 
No final da sessão, outro cidadão levantou a questão do trânsito no centro da freguesia. “Porque é que aqui o centro de São Roque ainda não tem apenas um sentido único?”. O presidente reconheceu a necessidade de mudança: “Tem que haver realmente vontade política da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia para estudar uma postura de trânsito que discipline a circulação e crie condições de segurança.” 
Várias outras questões foram colocadas ao longo da noite, como o caso do colapso de uma rua alegadamente fragilizada por intervenções com maquinaria pesada, a falta de marcações em zonas de estacionamento, pedidos para criação de lombas e requalificação de acessos. O presidente reconheceu falhas em alguns processos e garantiu que “a responsabilidade é sempre nossa”, comprometendo-se a analisar cada situação.

Nogueira do Cravo
A Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo recebeu o Executivo municipal no dia 29 de maio. Patrícia Silva foi a primeira interveniente e falou sobre a requalificação da rua Professor João Gomes Rezende. Em resposta, Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal, afirmou: “Estamos com 4 milhões de euros para investir e não está incluída a rua José Gomes Rezende, mas vamos lançar o procedimento e essa rua está incluída.”
Já Sílvia Pereira indignou-se contra o encerramento do jardim de infância de Nogueira do Cravo e à recusa de ajuda por parte dos pais em custear as intervenções necessárias. Joaquim Jorge garantiu que a preocupação primordial era a felicidade das crianças e que quem decidiu encerrar o jardim de infância foi a Câmara Municipal: “Hoje as crianças têm muito melhores condições, têm muito melhor resposta.”
Manuel Rebelo interveio a respeito da escola Maria do Godinho e sobre os vários problemas relacionados com as inconveniências que a chuva causa. O presidente deixou claro que “a escola ainda tem muita coisa para intervir, estamos à espera que se resolva o problema das filtrações na cobertura.”
Armindo Pinho questionou sobre a possível colocação de uma ETAR na saída dos passadiços de Pindelo. O presidente confirmou que já existe um local, mas que o projeto ainda não é definitivo: “Vão ser estudadas localizações alternativas de maneira a causar o mínimo de impacto possível.” 

Ossela
A Junta de Freguesia de Ossela recebeu a iniciativa no dia 26 de maio. Raquel Sousa questionou sobre a falta de apoios das IPSS e pediu adiantamentos sobre os planos futuros para a ETAR. O autarca retorquiu: “Estamos a desenhar um apoio, seja para as coletividades, para as juntas de freguesia ou para as IPSS, que se reveste de apoios à compra de viaturas, a intervenções nas instalações, ferramentas, equipamentos, máquinas, etc.”
Relativamente à ETAR, Joaquim Jorge, confirmou o problema que existe no concelho em matérias desta exigência: “Achámos que ia ser um problema muito grande aprovar o projeto, mas já foi aprovado. Estamos a procurar falar com o Governo para que faça o seu trabalho e nos ajude com algum apoio.”
Fernanda Araújo interrogou o presidente sobre a rede viária e a praia fluvial. O presidente garantiu que existe um problema: “Requalificou-se uma parte das vias mais importantes e uns meses depois andámos a desventrar as estradas todas para meter a rede de água.”  Em relação à praia fluvial, o presidente confirmou o atraso no desenvolvimento da praia e garantiu que “neste momento têm o concurso de ideias para o projeto a ser lançado e vamos procurar adquirir os terrenos.”


Carregosa
A Junta de Freguesia de Carregosa recebeu o Executivo municipal no dia 27 de maio. António Couto questionou o presidente sobre os “ilícitos ambientais” emitidos na unidade industrial da FERPINTA. “Há entidades que têm essa responsabilidade de fiscalização e que verificam se as emissões correspondem às licenças ambientais que as empresas têm. A Câmara Municipal não tem essa capacidade”, retorquiu Joaquim Jorge.
Já Sandra Rebelo falou sobre a qualidade de uma das estradas na freguesia. Joaquim Jorge afirmou que: “É uma estrada em terra que era importante concluir, porque não tem saída. A culpa é exclusivamente minha, porque andamos com uma preocupação de recuperar a rede viária para depois podermos fazer esse tipo de investimento.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Novas instalações da UF de Oliveira de Azeméis estão “preparadas” para os “desafios” do futuro
12/07/2025
Galeria Tomás Costa acolhe exposição de arte abstrata
12/07/2025
Queda de esquina de prédio não causa feridos
11/07/2025
António Silva é candidato à junta de freguesia de Loureiro
11/07/2025
Festas São Roque 2025: "Nós trabalhámos muito para dar festa a uma freguesia"
11/07/2025
Vai ser possível dormir no Mosteiro Beneditino de Cucujães
11/07/2025
43.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Fajões
11/07/2025
Festa em Honra de Santa Marinha, Palmaz
11/07/2025