Em
Correio de Azeméis

12 Mar 2024

Facilitar o exercício de votar

Bilhete Postal

> Bilhete Postal

Em plena guerra mundial, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill falou no congresso americano e, no seu habitual humor britânico e com muita ironia, disse que a democracia “é a pior forma de governo, exceto por todas as outras formas que já foram tentadas na história”. Churchill queria deixar claro que o sistema de poder democrático não pretende ser perfeito, ou que é um regime sem defeitos ou problemas, mas de todas as formas de poder conhecidas na história, ela é a melhor criada pelo homem.
Mas, a democracia tem que ser representativa. Isto é, tem que refletir a vontade dos cidadãos, numa expressiva maioria.
Cinquenta anos depois da revolução, a realidade alterou-se substancialmente. Será, assim, oportuno ou mesmo necessário rever algumas formas que facilitem a vontade dos cidadãos que querem votar.  
O voto antecipado já foi um passo nesse sentido. Também os cidadãos que temporariamente estejam deslocados da sua residência já o podem fazer. Terão que confirmar a alteração de morada no Cartão de Cidadão 60 dias antes de qualquer ato eleitoral.
Mas, ficam de fora todos aqueles que intempestivamente estão ausentes da sua residência. Sabe-se que são muitos. 
Diminuir as barreiras para os cidadãos votarem é uma prioridade. Porque a taxa de abstenção tem que reduzir. Só assim os eleitos podem representar a escolha dos eleitores. E só assim se pode garantir a aceitação do sistema democrático como a melhor forma “conhecida” de assegurar o direito à liberdade de escolha de quem nos governa. 

 

“Diminuir as barreiras para os cidadãos votarem é uma prioridade”

 
Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oposição não rejeita compra do Antigo Liceu de Oliveira de Azeméis mas questiona finalidade: “Estamos a investir largos milhões sem saber para quê”
21/01/2026
Atleta autista graduado com cinturão negro
21/01/2026
‘Concerto de Reis’ pelo terceiro ano consecutivo
21/01/2026
Orfeão de Loureiro mantém tradição do ‘Concerto de Reis’
21/01/2026
A celebração de um ano intenso
21/01/2026
‘Todos esperam por Ti’
21/01/2026
D. Roberto Mariz visitou São Roque
21/01/2026
Estrada em obras há pelo menos quatro meses
21/01/2026