Fajões celebra o cinquentenário da sua Escola Básica e Secundária

Samuel de Bastos Oliveira

Samuel Oliveira *

Foi em Abril de 1974 que o Ministro da Educação Nacional, Professor Veiga Simão criou, a pedido da autarquia local, à Escola Preparatória de Fajões, génese ou embrião da actual Escola Básica e Secundária, que actualmente faz cinquenta anos de existência, a servir a cultura e o desenvolvimento social e económico dos povos do Nordeste do Concelho.
Em 24 de Fevereiro de 1973, a Junta de Freguesia de Fajões, presidida por Samuel Bastos Oliveira, requereu ao então Ministro da Educação a criação duma Escola do Ciclo Preparatório do ensino directo para instruir e educar a população escolar da Freguesia de Fajões e das localidades vizinhas: Carregosa e Cesar, do concelho de Oliveira de Azeméis, e Escariz, Fermedo, Mansores e S. Miguel do Mato, do vizinho concelho de Arouca.
A 14 de Dezembro de 1973, o presidente da Junta de Fajões dirigiu novo ofício ao sr. Ministro da Educação, Professor Veiga Simão, a renovar o pedido da criação do Ciclo Preparatório do ensino directo.
Em 30/03/1974, o Ministro despacha favoravelmente: «crie-se, caso forneçam as instalações, V. S.» (Veiga Simão)
A autarquia local apressa-se a oficiar ao Ministro da Educação a garantir instalações provisórias para acolher prontamente a Escola Preparatória e a oferecer terreno para construção definitiva.
Sensível à valorização dum povo distante das cidades e dos centros culturais, o Ministro da Educação, por despacho de 10 de Abril de 1974, criou a Escola Preparatória de Fajões: «concedendo instalações e terreno crie-se a Secção do Ciclo para funcionar em Outubro de 74, de acordo com as minhas orientações. 10/4/74. V. S.»
A autarquia fajonense arrendou o quintal e parte do prédio de Manuel Teixeira dos Santos onde construiu as instalações provisórias da Escola do Ciclo Preparatório de Fajões que, na tarde do domingo 20 de Outubro de 1974, foi inaugurada pelo presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Dr. Flávio Laranjeira, com a presença de centenas de pessoas, crianças das escolas primárias e seus professores, Banda Musical e Grupo Folclórico de Fajões e dirigentes do Grupo Desportivo e da Sociedade Columbófila locais.
A jovem Escola Preparatória começou a funcionar em Outubro de 1974, com o 1º e 2º anos, mantendo-se nas instalações provisórias até 1982, data em que passou a funcionar no novo edifício construído de raiz pelo Ministro da Educação Nacional no sítio denominado de Picoto ou Mourisca, actualmente Rua Professor Veiga Simão.
Certamente que os alunos e professores irão celebrar devidamente a efeméride que deu ao País a democracia, a liberdade e a cultura popular. 

 * Colaborador do Correio de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Prova Oral de Palco da Fase Final do 2.º ConcIL
12/05/2025
Carla Rodrigues: a primeira cucujanense no Governo em 50 anos
12/05/2025
A comunidade coloriu as ruas de Cucujães
11/05/2025
Memorial Bruno Neves voltou às ruas
11/05/2025
Resultados desportivos de domingo, 11 de maio
11/05/2025
Oliveirense Catarina Teixeira vence em Cesar
11/05/2025
Resultados desportivos de sábado, 10 de maio
10/05/2025
Oliveirense vence dérbi e está em vantagem no play-off
10/05/2025