Em
Correio de Azeméis

23 Jun 2025

Fajões esteve cinco dias em festa

Fajões Concelho

Fajões > Novos topónimos, apoio às associações, e novo livro

A freguesia de Fajões viveu cinco dias de festa com a organização de 2025 da Semana Cultural. A iniciativa, que reuniu diversos tipos atividades, desde escola de samba, noite de baile, marchas populares, cerimónias protocolares, com inaugurações de ruas, hastear da bandeira e o aniversário de elevação a vila, até ao convívio paroquial, decorreu de 18 a 22 de junho.

A véspera de feriado, a 18 de junho, marcou o arranque da ‘Semana’ com o grupo de percurssão, A Rua’Da, o grupo de artes circenses, SALTARELLUS, e a Escola de Samba ‘Os Pioneiros’. No feriado de Corpo de Deus, a 19 de junho, a manhã foi dedicada ao desporto com um treino providenciado pelos Bombeiros Voluntários de Fajões. Quanto à noite, o Grupo Folclórico “As Ceifeiras de S. Martinho de Fajões” e os Back “IN”Track Band subiram a palco. Sexta-feira, 20 de junho, foi “Noite Popular”, com as Marchas e a Borguinha de Braga e Naty Vieira.

 

Novos topónimos

Sábado,  21 de junho, foi o dia grande da Semana Cultural proporcionado pelo 30º aniversário da elevação de Fajões a Vila. O dia, recheado de cerimónias protocolares, arrancou com a dupla inauguração da Rua Padre José Gomes de Pinho e Largo Padre António Milhinha, junto ao cemitério e Igreja de Fajões. Os novos topónimos são uma homenagem aos párocos que dedicaram muitos anos da sua vida à freguesia.

 

Assembleia de Freguesia e livro

À tarde as atenções voltaram-se para o edifício da Junta, onde se realizou uma Assembleia de Freguesia ordinária, foram assinados protocolos com diversas coletividades locais, que reforçam em 25% os apoios dados pela junta, e apresentado o primeiro livro de Nuno Pinho, um fajonense que editou “Uma primeira vez a viajar ao rodor do Mundo” que fala sobre as suas várias viagens.

O pináculo da cerimónia protocolar foi o hastear das bandeiras. A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fajões fez-se ouvir na rua e marcou a cerimónia com a sua presença. O anfitrião, Óscar Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Fajões, salientou a importância da celebração da elevação a vila, sobretudo pelo contributo da comunidade, tão necessário para obter a distinção: “Temos de agradecer principalmente às coletividades, porque passa também por eles. Não basta ter o número de habitantes necessários. É preciso ter instituições como bombeiros, escola secundária, uma série de infraestruturas. Fajões é forte, tem instituições com grande capacidade de trabalho”.

 

GD Fajões distinguido

A semana cultural seguiu com a entrega de medalhas ao Grupo Desportivo de Fajões, pela subida de divisão à 1ª Distrital nos seniores de futebol, e com a Noite Branca, animada pelo DJ VMC.

Domingo, 22 de junho, foi inteiramente dedicado ao convívio paroquial, com Missa Campal, DM Dance School, atuações das catequeses, grupo de concertinas “Sol Dó Fá” e a Tuna “Estudantina Universitária de Viseu”. O autarca fajonense revelou estar contente com a adesão popular: “Temos tido boas casas, o que é bom para as nossas coletividades.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Benfica obrigado a puxar dos galões para vencer a Oliveirense
24/01/2026
Siga as nossas redes sociais para ficar sempre a par das notícias do concelho
24/01/2026
Treinador Pedro Miguel transportado ao hospital
24/01/2026
Oliveirense vence Sporting com remontada
23/01/2026
Kotaro Nagata regressa à Oliveirense
22/01/2026
E antes do adeus?
22/01/2026
Politicamente (in)correto
22/01/2026
Pensar o futuro
22/01/2026