Fajões quer construção de passadiços para aumentar potencial turístico

Destaques Fajões

INICIATIVA PRESIDÊNCIA ABERTA CHEGOU A FAJÕES

No dia 17 de abril, a freguesia da Fajões recebeu a ‘Presidência Aberta’, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Durante o dia, o executivo camarário visitou algumas das obras, instituições e empresários da freguesia. No final da tarde, Joaquim Jorge ouviu as ideias que os fajonenses têm para a sua freguesia.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, acompanhado pela sua equipa  de vereadores, continua a sua visita pelas várias freguesias do concelho no âmbito da iniciativa ‘Presidência Aberta’.  Em Fajões, guiados pelo presidente da junta de freguesia, Óscar Teixeira, visitaram alguns pontos e entidades da freguesia e mediram o pulso às intervenções que a freguesia está a sofrer a nível da rede de água e saneamento. Na sessão que reuniu o executivo com a população, Joaquim Jorge ouviu os fajonenses a torcer pela construção de uns passadiços junto ao rio que atravessa a freguesia e a  reclamar pela chegada da Via do Nordeste à freguesia.

 

A ideia dos passadiços

No decorrer do processo de procura de apoios para levar a cabo esta ideia, que acho, muito interessante, não havia candidaturas no âmbito em que as juntas de freguesia se poderiam candidatar. Temos que contar com o apoio da câmara municipal . Os passadiços são vistos com bons olhos. É necessária a requalificação de alguns moinhos que estão já em ruínas”.

Óscar Teixeira, presidente da junta de freguesia de Fajões

 

“É uma ideia que vale a pena abraçar. Podem ser ofertas turísticas interessantes desde que devidamente equacionadas e projetas para atrair pessoa para o território. Eu defendo os percursos naturais ao longo dos rios. Os passadiços devem ser construídos apensas para a ultrapassagem de obstáculos. Reconhecemos que um percurso que percorra o acervo molinológico é muito importante”.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

 

Via do Nordeste continua a “não ser uma prioridade para a autarquia”

 

“Estive em contacto com os proprietários dos terrenos que ainda faltam adquirir. São cerca de 13 terrenos. Tenho a certeza que as pessoas venham a colaborar. Acredito que seja difícil terminar neste mandato, mas acredito que possamos ver uma data para a sua realização. Será uma realidade, não tenho dúvidas”.

Óscar Teixeira, presidente da junta de freguesia de Fajões

 

“Apesar de termos vontade, temos que ter a disponibilidade e definir muito bem as nossas prioridades. Nós fomos absolutamente claros em relação a isso. Fazer este troço que falta é muito importante, mas num quadro que tenhamos disponibilidade para o fazer. Neste momento temos outras prioridades na freguesia e no concelho que levarão a consumir os recursos financeiros que temos disponíveis”.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

 

 

O problema da habitação

“Uma das coisas que limita a evolução da construção, principalmente construção em altura é a infraestruturação das vias. Mesmo assim, o PDM  (Plano Diretor Municipal), permitindo a construção nesses espaços, se não existir rede  água e saneamento, é difícil convencer um investidor”.

Óscar Teixeira, presidente da junta de freguesia de Fajões

 

“Faço um apelo aos investidores que olhem para as zonas das freguesias onde há empregabilidade e uma dinâmica económica muito intensa e onde há uma escassez muito grande de habitação, seja para arrendamento, seja para aquisição”.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

 

 

A requalificação da zona industrial do nordeste (Cesar, Fajões e Carregosa)

“A zona industrial do nordeste está muito limitada a nível de infraestruturas. Sabemos que o piso é péssimo. A nível de largura também não está bem. A câmara está a preparar para lançar a obra  novamente a concurso, dando qualidade e infraestruturando a via de forma definitiva”.

Óscar Teixeira, presidente da junta de freguesia de Fajões

 

“É evidente que a requalificação da zona industrial do nordeste é uma reclamação justíssima. Vamos lançar de novo a concurso esta zona industrial, porque reconhecemos que é muito importante criar condições para que o tecido económico no nosso território se desenvolva”.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Assembleia vota contra encerramento JI de Nogueira do Cravo
3/05/2024
Fernando Daniel, Dj's todas as noites e Festival de Sopas. Conheça o cartaz completo e todas as novidades das Festas de La Salette 2024
3/05/2024
Veja as fotos do novo Centro Interpretativo Ferreira de Castro
2/05/2024
Centro de Estudos Padre Bastos vai perpetuar a memória do seu patrono
2/05/2024
Oliveirense goleou os Carvalhos na penúltima jornada
2/05/2024
Futura edição do Festival de Filarmonia D’Ouro poderá ser em Oliveira de Azeméis
1/05/2024
Prémio Cidadania de 2023 atribuído a Cesar Solidário e António Grifo
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos já tem nova sede provisória
30/04/2024