Em
Correio de Azeméis

29 Jan 2024

Faleceu a Professora Isabel Vilhena

Destaques António Magalhães

António Magalhães *

Faleceu, no passado dia 23, a professora Isabel Maria Fernandes Guimarães Ferreira de Vilhena. Embora fossem conhecidos os padecimentos que de há muito a afligiam, nada faria prever este desenlace.
Com a morte da professora Isabel Vilhena, como todos a tratávamos, desaparece uma referência da nossa terra. Aderindo desde a primeira hora, nos alvores de Abril, ao Partido Social Democrata, foi, efectivamente, um sólido pilar no desenvolvimento do núcleo local, representando-o na Assembleia Municipal.  
Naturalmente, um tão rico percurso de vida não cabe num curto apontamento, mas será de lembrar a criação e dinamização do Movimento das Mulheres Social Democratas, o primeiro do país, a criação dos famosos “cabazes de Natal”, em tempos de grandes carências, toda a preocupação com os mais desprotegidos. 
Mas o ensino primário, reconvertido hoje em 1.º ciclo do ensino básico, deve-lhe muito. A aposentação de meu Pai, delegado escolar desde 1939 – o mais velho, em exercício, no país – criou, na perturbação de 1974/1975, um grave vazio. Um ou outro, que visivelmente ambicionara o cargo, cedo revelou uma total incompetência – que muitos, aliás, profetizaram. Eu próprio, que alguns quiseram sucessor natural, de longe seguira outros caminhos, leccionando, primeiramente no sempre saudoso Colégio, depois na Telescola. 
Foi então que a professora Isabel Vilhena e as colegas Leonilde e Rosário assumiram a Delegação Escolar, a que se juntou o professor Abílio Tavares, que foi, no ano 2000, o “coveiro” da Delegação Escolar, seculares instituições sepultadas em todo o país com o aparecimento dos agrupamentos escolares, etc., etc. 
De recordar aos mais novos as ciclópicas tarefas das delegações escolares. Quando a Internet e a informática vinham longe, ali se elaboravam, à mão e em quadruplicado, as folhas de vencimentos dos professores agregados e efectivos, também dos regentes, toda a extensa estatística, longos mapas estendidos por toda a secretária. Eram, então, cerca de duzentos os professores e regentes em exercício no concelho. 
Tempos difíceis, que a professora Isabel Vilhena e outros viveram. E que muitos poucos recordam.
Faleceu a professora Isabel Vilhena. Paz à sua alma. Cumprimentos de pesar à família enlutada.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense fecha ano com derrota caseira
28/12/2025
UD Oliveirense > Gesto simbólico de Natal surpreende 675 atletas da formação
23/12/2025
Natal 2025 em Oliveira de Azeméis > Comerciantes dividem opiniões sobre animação natalícia
23/12/2025
O que dizem no Parque Natal > Artesãos e associações avaliam animação natalícia
23/12/2025
Politicamente Correto > Natal 2025 em Oliveira de Azeméis: investimento ou despesa municipal?
23/12/2025
Oliveira de Azeméis aplica mais de meio milhão de euros na programação natalícia
23/12/2025
Mensagens de Natal: Vozes do concelho de Oliveira de Azeméis deixam votos de esperança, união e futuro
23/12/2025
Oliveirense sofre para vencer o Pacense
22/12/2025