20 Nov 2025
> António Magalhães
Faleceu nesta cidade, aos 87 anos, António Martins de Castro. Oriundo de uma antiga e respeitada família de Loureiro com tradição nos curtumes, foi nesta área que desenvolveu toda a sua actividade, quando a indústria do calçado representava a força motriz do progresso económico da região.
Fixando residência na nossa vila de então, após o casamento com D. Maria Adélia Ferreira Marques de Castro, senhora proveniente de também antiga e estimada família de Macinhata da Seixa, rapidamente se integrou na sociedade oliveirense.
De esmerada educação, de contacto fácil, generoso, disponível, retirado da vida activa pela fatal lei da idade, esteve presente, pontualmente, na tertúlia da Cafetaria Gemini, constituída por uma vasta mão cheia de amigos que analisava em diálogo franco, até que chegasse a hora do almoço, os acontecimentos do dia-a-dia.
Firme nas suas convicções, manifestava-as com moderação, mas sem transigências, sempre presentes os limites da delicadeza.
António Castro foi, de facto, um raro ser humano. Até ao fim. O silêncio e a coragem com que assumiu o mal que o atingiu e a ciência ainda não domina, assim como resistira à perda de uma filha que adorava e às dificuldades de visão que lhe limitaram a grande paixão da leitura.
Toda a nossa família foi muito próxima da sua, os nossos filhos brincaram juntos e estendem a relação.
Com a morte de António Castro todos ficámos mais pobres. A nossa terra também.
António Magalhães
António Castro, faleceu aos 87 anos