“Falta financiamento para novo lar”

Destaques Exclusivos Oliveira de Azeméis

Arlindo Gomes e António Rodrigues na azeméis tv

Decorrente do elevado número de oliveirenses em lista de espera para dar entrada num lar, a Azeméis TV juntou António Rodrigues, da Associação de Solidariedade de Loureiro, e Arlindo Gomes, da Obra Social de São Martinho da Gândara, duas instituições que não apresentam esta valência. Em entrevista, ambos admitiram existir a possibilidade da criação de uma resposta, mas afastam a possibilidade de um projeto em conjunto. Referiram que esperam, apenas, pela comparticipação do Estado para avançar.

Há projeto, mas “falta o financiamento“
“No tempo do meu antecessor, a construção de um lar era uma das prioridades. Chegamos a ter um aprovado para cerca de 30 camas. No entanto, as condições que nos foram apresentadas alteraram-se devido a questões de legislação. Não havia capacidade financeira face às exigências e assim a associação e a sua assembleia geral não puderam seguir com a obra. De momento temos um projeto aprovado e que se enquadra nas nossas instalações. Temos todas as condições para avançar. Assim que a obra seja financiada, poderá começar.”
António Rodrigues, Associação de Solidariedade de Loureiro

A possibilidade de criar um lar conjunto
“Sobre a possibilidade de avançar com uma obra em conjunto, tenho a impressão que nem será do interesse de São Martinho da Gândara, nem de Loureiro. Caso seja garantido o financiamento, ambas as instituições têm capacidade para avançar com a obra e existem utentes para justificar a sua construção.”
António Rodrigues, Associação de Solidariedade de Loureiro

“Nós também já tivemos projeto feito, e terreno para construir um lar. Quando veio a crise económica em 2008/2010, começamos a ver que não tínhamos capacidade para tal. Por outro lado, acho mais viável, o povo querer fazer o lar na sua freguesia do que nos associarmos a Loureiro. Não sei até que ponto é que as pessoas iriam colaborar. Para já, onde é que íamos fazer a obra em conjunto? Neste momento Loureiro tem o seu terreno e nós temos o nosso, teríamos de encontrar um terceiro terreno. Não estamos muito interessados nisso.”
Arlindo Gomes, da Obra Social de São Martinho da Gândara

“Cada associação tem a sua dinâmica de gestão e o seu tipo de associados, adaptados às suas próprias instituições. Acho que não é nenhum sonho e que objetivamente é possível São Martinho da Gândara e Loureiro virem a construir os seus próprios lares. Ouvi dizer que com esta ‘bazuca’ europeia, irão chegar verbas para este tipo de construção e investimento para as instituições de solidariedade social. Certamente que resolvíamos os problemas em Loureiro e em São Martinho.”
António Rodrigues, Associação de Solidariedade de Loureiro

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Idoso morre carbonizado em anexo da casa
1/12/2025