Farmácias pedem apoios para vacinação
Freguesias
Macieira de Sarnes
Os representantes das farmácias oliveirenses aproveitaram a visita do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, à Farmácia Macieira de Sarnes, no passado dia 01, a convite da Associação Nacional de Farmácias (ANF), para expor o esforço e os apoios mais urgentes que necessitam, por parte da autarquia.
Perante o contexto atual da pandemia Covid-19 e com as unidades de saúde familiar (USF) a trabalharem com uma capacidade inferior, os utentes recorrem maioritariamente às farmácias. Neste seguimento, foi criado um apoio tripartidário entre o Estado, as autarquias e as farmácias para a administração das vacinas contra a gripe, pela proximidade elevada que as farmácias têm junto das populações.
“A Câmara e os autarcas ouvem-nos, se bem que neste momento precisamos de um pouco mais”, revelou a delegada do circulo de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Rosa Portela, ao explicar que será necessário “haver uma contrapartida” para o serviço de vacinação, que tem previsão para se iniciar em meados de outubro e terá um custo de 2,5 euros por pessoa.
O autarca mostrou-se disponível para estudar a situação dentro do “quadro de disponibilidade” orçamental. “Ficou definido que vamos promover uma reunião para perceber se se pode operacionalizar um programa para criar uma resposta que permita, aos setores carenciados da população, aceder a essa vacinação”, adiantou Joaquim Jorge.
O proprietário e diretor técnico da Farmácia Macieira de Sarnes, José Afonso, afirmou que, “com alguma resiliência”, conseguiram contornar “as dificuldades e continuar a servir a população da melhor maneira possível”. As farmácias também se reinventaram devido ao vírus, dando resposta aos utentes através da Linha 1400 - serviço de assistência farmacêutica que presta um acompanhamento diferenciado e adequado quanto aos medicamentos - e da Operação Luz Verde, que garantiu a entrega de medicamentos hospitalares nas farmácias de proximidade.
Partilhar nas redes sociais