16 May 2025
Mercado à Moda Antiga perpetua ligação ao mundo rural
Mais ou menos novos, os visitantes desta edição do Mercado à Moda Antiga, que decorre nos dias 17 e 18 de maio, vão poder interagir com animais. Reforçar o “contacto com alguns aspetos da ruralidade” e proporcionar experiências pedagógicas às crianças são alguns dos objetivos deste destaque.
As características do evento e a época nele retratada (finais do século XIX e início do século XX) fazem do mundo rural uma presença indiscutível no Mercado à Moda Antiga. “A essência do Mercado está associado ao passado e à vida rural e, nessa linha, a Câmara Municipal tem apostado em proporcionar ao visitante um espaço onde possa estar em contacto com alguns aspetos da ruralidade, uma oportunidade tanto para os mais velhos como para as crianças e jovens”, escreve o vice-presidente, Rui Luzes Cabral, em resposta às questões enviadas pelo Correio de Azeméis.
O vice-presidente explicou que a autarquia pretende que o ‘Campo na Cidade’, local e iniciativa onde se inclui a ‘Fazenda dos Animais’, seja um espaço de sensações e emoções. Entre outras atividades, os visitantes vão poder ver os animais e andar a cavalo, por exemplo. “Mas haverá outros animais que captarão a atenção e a curiosidade das crianças”, ressalva Rui Luzes Cabral, que acrescenta que existirão monitores a prestar ajuda na interação com os animais expostos.
“Damos muita importância à vertente pedagógica e, além da alegria e boa disposição, queremos mostrar às diferentes gerações o que era o modo de vida dos nossos antepassados, os usos, costumes e ofícios”, sublinha o vice-presidente. Rui Luzes Cabral destaca também que a interação com animais de quinta oferece “inúmeras vantagens” às crianças, nomeadamente ao nível do seu “desenvolvimento social e emocional” e a “importância do respeito pelos animais e pela Natureza”.