5 Aug 2025
A Procissão das Velas é momento maior dos festejos em honra de Nossa Senhora de La Salette
> Procissão das Velas voltou a atrair milhares de fiéis
Repetindo a tradição, na noite de domingo a fé voltou a sair às ruas de Oliveira de Azeméis, que se iluminaram com as milhares de velas. A Procissão das Velas, que acompanhou a saída da figura de Nossa Senhora de La Salette do santuário até à Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, decorreu com a presença de milhares de fiéis que fizeram questão de orar à padroeira.
O Jardim Público e a zona envolvente à Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis foram pequenos para albergar os milhares peregrinos que acompanharam a fase final da procissão, com a chegada da figura ao interior da igreja. Como habitual, as velas iluminaram todo o caminho. Para muitos, este é considerado o momento alto das festas, pela emoção e fé que transparece nos rostos daqueles que participam no momento solene, seja a caminhar, na igreja a rezar, ou a partir das janelas das suas casas.
À chegada à Igreja Matriz, as palavras do Padre José Manuel Lima eram de gratidão: “Agradeço profundamente a todos aqueles que nos proporcionam um momento assim, vir a rezar do Monte de La Salette e ver que esta noite só pode ser de grande esperança. Muito obrigado a todos”. O pároco apelou ainda a que os fiéis apagassem as velas antes do momento da bênção, ao qual atribuiu um outro simbolismo: “Vou pedir a todos que apaguem as velas. Levam-nas para vossa casa, acendam lá quando for preciso, não deixem por aí nos sítios. Agora a luz vai ser com a bênção louvor”.
O Padre José Manuel Lima deixou ainda um apelo aos fiéis para visitarem a figura de La Salette na Igreja Matriz: “Convido todos aqueles que, o puderem fazer, ao longo da semana, se quiserem visitar a Mãe, apresentar as vossas súplicas, a vossa gratidão. Vinde juntos dela alimentar a esperança”.
A Azeméis TV assegurou, através das suas redes sociais, a transmissão integral da Procissão das Velas. A imagem de Nossa Senhora de La Salette permanecerá na Igreja Paroquial de Oliveira de Azeméis durante esta semana de celebrações. O seu regresso à capela está marcado para o próximo domingo, 10 de agosto, com a tradicional Procissão do Triunfo.