3 May 2024
Festa é de 04 a 12 agosto
No final de sexta-feira foi apresentado o cartaz das grandes Festas de La Salette 2024. São várias as novidades, onde se destaca o cabeça de cartaz Fernando Daniel. Mas, não é a única novidade, este ano todos os dias a partir da meia-noite haverá dj's. E ainda será organizado a primeira edição do festival de sopas protagonizado pelas associações que vão estar presentes, que serão cinco no total, ainda a definir.
As festas iniciam a dia 04 de agosto e vão até 12 de agosto. A parte religiosa inicia-se no dia 04 com a grande manifestação religiosa da Procissão das Velas, a parte profana inicia a 05 de agosto com dj confirmado a partir da meia noite. No entanto, existe a possibilidade do grupo de hip-hop cucujanense, Raptuário, serem os primeiros artistas a atuarem nesta festa, no dia 05 de agosto a partir das 22h, mas, ainda não está confirmado.
Além deste artistas, no dia 06 de agosto, a animação fica a cargo da 'Beatriz e a sua banda'; no dia 07 o Grupo Pauliteiros de Ossela anima a noite; 08 de agosto é noite de fados com 'Lenita-Gentil'; no dia 09 sobe ao palco o artista Tiago Silva, finalista no programa televisivo ‘The Voice Portugal 2020’; no dia 10 é noite de folclore, onde será o Rancho Folclórico de Palmaz o responsável por organizar o evento; dia 11 de agosto é dia da emblemática Procissão do Triunfo, com o regresso da santa até ao seu santuário acompanhada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, a Banda de Música de Loureiro e a Sociedade Filarmónica Cucujanense; e, por fim, no dia 12 de agosto, será a atuação, possivelmente mais aguardada, do artista Fernando Daniel.
O Festival das sopas
“Esta foi uma ideia que tivemos para inovar, já que temos as coletividades com as suas barraquinhas pensamos em dinamizar este concurso. Cada associação, que serão cinco, vai ter de fazer uma sopa, que será sorteada. Por exemplo, se sair caldo verde a uma associação, a mesma, ao longo de todos os dias de festa, só pode cozinhar caldo verde. Depois haverá um júri, onde em princípio será liderado pelo mestre Lindolfo e a vencedora receberá um prémio monetário. Todas as coletividades aceitaram a ideia e acharam engraçado”, explicou Manuel Peixoto, presidente da comissão de festas, à Azeméis TV/FM.
Dj’s toda as noites
“Acabava o artista e as pessoas iam embora. A festa morria à meia noite, a única atividade que tinham era ir para as farturas. Então inovamos e pensamos colocar dj todos os dias a partir do momento em que acaba o artista principal, até às duas/três da manhã. O local vai ser sempre junto ao busto Domingos José Costa [na entrada do Parque de La Salette, havendo um dia que vai será no coreto.”
O regresso do despique entre as duas bandas filarmónicas
“Estamos em parceria com a câmara a tentar aumentar o coreto e aumentar o palco no lago, para colocar lá as duas bandas. [Fazer como fizeram o ano passado, no palco principal, na entrada do parque] é complicado porque as bandas gostam de acabar sempre ao despique uma com a outras e isso no ano passado não aconteceu, [porque as bandas tiveram de atuar à vez no palco principal].”
O fogo de artifício
“Eu estou a trabalhar para que este ano, não aconteça, o que aconteceu o ano passado. Fiquei triste. Fui confrontado com uma ordem às 22h45, não tive muito espaço de manobra, quando o fogo é posto às 00h00. Fiquei um pouco aborrecido, porque se durante a tarde se podia colocar fogo e estava muito mais calor do que há meia-noite. Relembro que a notificação era de risco elevado de incêndio, são ordens e temos de respeitar.”
“Muito obrigado pela vossa disponibilidade [de toda a comissão de festas] para mais uma vez nos ajudarem a concretizar estas grandiosas festas em honra de Nossa Senhora de La Salette, um trabalho que é sempre difícil, complexo e exigente. O programa delineado [para este ano] é muito ambicioso, que vai ser do agrado da população oliveirense e que teve a preocupação de responder a todas as faixas etárias. Um programa segmentado desde os mais pequenos, até aos jovens e também aos adultos, procurando que o programa responda a todas as expectativas da nossa população. Cada vez mais, nós devemos fazer uma vénia às pessoas que se disponibilizam para servir a comunidade, trabalhando durante meses, para que estas festas sejam um sucesso. (…) Podem contar com a câmara municipal, para tudo o que for necessário. Nós somos os vossos alicerces para o vosso trabalho.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“As Festas de La Salette têm conseguido se reinventar nos últimos anos. Esta dimensão de trazer dj’s todos os dias é também para um público muito concreto, mais jovem e acaba por possibilitar que as pessoas fiquem no parque e nas festas um pouco mais de tempo. Nos últimos anos tivemos a questão da gastronomia e também foi importante trazer isso para as festas. É um programa bastante diversificado e vai a vários públicos. Não esquecendo também que o objetivo principal das Festas de La Salette, aquilo pelo o qual elas nascerão, é a dimensão religiosa, que atrai um conjunto de pessoas, num momento muito importante de fé.”
Rui Luzes Cabral, vereador da câmara municipal
Consulte o cartaz completo:
Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora de La Salette 2024