Ferreira de Castro acolhe alunos de Erasmus

Concelho

> NO ÂMBITO Do projeto ‘aquamaris’, ligado à BIOLOGIA MARINHA

Entre os dias 13 e 19 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro recebeu alunos e docentes do projeto ERAMUS +, intitulado de AQUAMARIS, acrónimo de “Acquiring Marine Ecology Insight for Sustainability”. Uma semana recheada de atividades, protagonizadas pelo grupo constituído por 25 alunos portugueses, 22 alunos da Alemanha, Itália, Espanha e Letónia e 12 docentes destes países.

por base o tema da sustentabilidade e da biologia marinha. Nesse sentido os alunos visitaram, por exemplo, o Sea Life no Porto, onde tiveram oportunidade de fazer algum trabalho de investigação no âmbito da proteção dos oceanos e tiveram também a possibilidade de visitarem o Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus. 
Alexandra Esteves e Mário Matos, professores e dois dos responsáveis pelo programa, realçaram a importância destas iniciativas para estes alunos.
“Para além do tema que é importante e atual, sabemos que os alunos não estão despertos para estas temáticas e menosprezam por vezes estas questões, importantes de mais para eles que são as gerações futuras. Além de tudo isso, neste intercâmbio do Erasmus os alunos entram noutra dimensão e noutra realidade. São perspetivas diferentes, de culturas diferentes, são muito enriquecedoras. E nós como professores, aderimos de muito agrado a este tipo de projetos”, disse Mário Matos, professor de educação física.
Alexandra Esteves, professora de biologia, além de concordar com as afirmações anteriores, destacou o facto de os alunos serem obrigados a comunicar em inglês.
“Este tipo de projetos obriga-os a sair da zona de conforto. Eles são obrigados a crescer (…) têm de falar em inglês como forma de comunicação o que é uma mais valia e muito bom.”
No final destas atividades, alunos, professores e todos os envolvidos nesta semana intensiva de intercâmbio tiveram direito a uma ‘gala’ de despedida para celebrar o sucesso desta iniciativa, proporcionada pelo Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro.

“O objetivo deste projeto é escolher a maior diversidade possível de países. Sendo que a água é o tema central, como uma forma de rendimento económico e nos seus aspetos ecológicos. Sendo esta a base desta iniciativa, assim escolhemos um conjunto de países que tivessem uma ligação ao mar muito próxima (…) daí a escolha de Portugal.”
Peter Prodger, Coordenador alemão  

“Tem sido uma semana que nos enriquece de uma forma completamente diferente. Temos oportunidade de estar com outras culturas e países, trocar ideias da língua e da cultura.”
Gustavo Valente, aluno da Escola Ferreira de Castro

“A atividade que mais gostei foi ir ao Sea Life, nunca tinha estado num aquário, onde tive a oportunidade de ver diferentes espécies como as tartarugas e os pinguins.”
Alessandro D’amore, aluno italiano do programa Erasmus + 

“Gostei muito de cá estar, e sim um dia quero voltar, a experiência foi muito boa.”
Vivian Dunn, aluna alemã do programa Erasmus + 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026