Festa de S. Pedro: "Este ano tivemos a avenida composta"

Ossela

Festa decorreu durante os dias 27,28 e 29 de junho, junto à Igreja Matriz de Ossela

As festas de São Pedro regressaram a Ossela, nos dias 27,28 e 29 de junho, junto à Igreja Matriz da freguesia. Ao longo destes dias foi possível contar com a presença de grupos musicais que ficaram encarregues de trazer animação à festa. Estiveram presentes, o Grupo de Amigos da Quinta, a Banda Impakto, Banda de Música da Arrifana. Foi possível contar com a passagem da procissão e a celebração da eucaristia.

Este ano a festa em Ossela teve uma boa adesão, também devido ao tempo que, contrariamente ao ano passado, esteve muito favorável: “Este ano o São Pedro abrilhantou-nos com um tempo magnífico, com muito calor. O ano passado tivemos chuva e prejudicou-nos nas celebrações. Este ano, tivemos a avenida composta”, assinalou Diogo Soares, membro da comissão de festas.

Apesar de serem só três dias, estas festividades demoram um ano a serem preparadas, pois implica que seja discutido o programa do próximo ano, e que seja realizado o peditório para a angariação de fundos, para adquiri patrocínios: “É difícil organizar uma festa destas, porque a festa termina hoje, mas amanhã já começamos a organizar o próximo ano. A comissão de festas reúne-se ao longo do ano, normalmente uma vez por mês, para discutir e dialogar sobre vários assuntos”, acrescentou.

A realização da procissão exige uma preparação afincada, uma vez que é necessário ter várias pessoas que participem. A comissão de festas destacou o problema da falta de jovens nesta que possam colaborar e ajudar a que a tradição ser mantenha: “Organizar a procissão é desafiante, porque a nossa população é bastante envelhecida, portanto os jovens não predominam muito por aqui. Até temos muita gente que ajuda e que participa, como por exemplo, a catequese e escolas, mas continua a ser complicado arranjar um staff tão grande para uma procissão destas, que leva cerca de 14 andores e que necessita, no mínimo, seis pessoas por andor. Além de que o percurso é um bocadinho extenso, perto de uma hora e pouco, contudo, com a ajuda da comunidade, com a ajuda da igreja, com a ajuda de todos, nós conseguimos chegar ao final com um número considerável de pessoas”, declarou Sónia Pinho, membro da comissão de festas de São Pedro em Ossela.

Diogo Soares e Sónia pinho, em conjunto com mais casais, decidiram, há cerca de dois anos, tomar posse da comissão de festas, com o objetivo de não deixar morrer a tradição celebrada há alguns anos na freguesia de Ossela: “É muito difícil, dá muito trabalho realizar estas festividades, além disso, somos poucos a trabalhar, mas acho que o resultado foi bastante positivo”, rematou.

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025
Enesse Basquetebol promoveu o espírito de grupo com várias iniciativas
30/06/2025
"A Oliveirense tem de recuperar do atraso para não sofrer como no ano passado"
30/06/2025
Carlos Nora quer mais jovens no Cicloturismo
30/06/2025
AMTSM quer devolver rio Ul às pessoas
30/06/2025
Columbofilia
30/06/2025