7 Aug 2024
Manteve-se a tradição no Largo de Adães
O Largo da Capela de Adães, em Ul, recebeu novamente as celebrações em honra à Nossa Senhora das Febres.
Sendo esta uma das festividades mais antigas da região, este ano as festividades contaram com algumas inovações, como foi o caso da passagem do Desfile e Festival Folclórico para o período da tarde, eventos esses que atraíram vários moradores.
Joana Marques, integrante da comissão de festas, declarou à Azeméis TV/FM que é um grande orgulho presenciar essas festas. “Eu nasci aqui. É muito gratificante para mim ver que esta aldeia está viva e que as pessoas apreciam estar aqui e participar”, afirmou.
Por sua vez, Paula Valente, também membro da comissão de festas e residente há muitos anos próximo ao largo onde as festividades ocorrem, disse à Azeméis TV/FM que “é uma emoção muito grande. Fico comovida porque todos os membros da comunidade se mostram dispostos a ajudar e estão sempre presentes em tudo que necessitamos. É fantástico”.
“É de facto uma iniciativa regular, feita por uma comissão de festas jovem, que já no ano passado decidiu continuar uma tradição. A juntar a essa tradição, também o festival de folclore de Cravos e Rosas, que é uma coletividade muito importante para Ul. Para nós é uma honra estarmos aqui.”
Manuel Alberto, presidente da União de Freguesias
“De facto dou os parabéns à comissão de festas, composta por pessoas jovens, e que coloca por terra aquela velha máxima que a juventude não quer saber deste tipo de festas. Acho muito importante este dinamismo em mostrar as nossas raízes. Isso é muito relevante para o nosso território”.
Rui Luzes Cabral, vereador da Câmara Municipal
“Foi uma tarde animada. O grupo não gosta de baixar os braços a novos desafios e por isso estamos aqui. O folclore é o que melhor mentém as atividades tradicionais."
Liliana Tavares, presidente do Rancho Folclórico Cravos e Rosas