> Azeméis TV/FM ouviu os comerciantes da cidade
A Azeméis TV/FM saiu novamente à rua e ouviu os comerciantes locais para perceber de que forma as Festas de La Salette podem influenciar de forma positiva os seus negócios no coração da cidade. Como foi possível perceber, as opiniões são praticamente unânimes: as Festas de La Salette não são muito atrativas para que mais pessoas desçam ao centro da cidade. No entanto, questionados se acham que deveria haver alguns apontamentos das festas no centro da cidade, as opiniões são dividas: alguns consideram que a festa se deve concentrar essencialmente no parque de La Salette, outros gostavam de ver algo a dinamizar mais o centro da cidade.
“Não se vê muitas pessoas, como acontece com o Natal que vai tudo para a La Salette. Esta rua está um pouco esquecida, não há aqui nada dinâmico para que as pessoas venham até cá. Este ano não vejo grande emigrantes e até agora não tenho visto muitas pessoas. A festa da La Salette está tudo no parque, aqui não se vê grande coisa e podia haver alguma coisa no centro da cidade.”
Susana Rodrigues, proprietária do 'O Recanto Transmontano'
“Pessoalmente sinto que as festas não têm grande influência no negócio, as festas são para se divertirem e aqui não se nota grande diferença. Acho que as atividades devem ser feitas no parque, porque é lá que são as festas de La Salette. Infelizmente, lá não existe muito espaço para grandes concertos, cá em baixo [no centro da cidade] para isso seria melhor, mas, na minha opinião as atividades devem continuar lá.”
Isaura Bastos, proprietária Confeções Ismar
“Como o centro das atenções é na La Salette, de certa forma acho que não vai criar impacto para qualquer negócio do centro da cidade. Acho que faria todo o sentido se soubessem dividir a festa pelos três pontos principais, ou seja, pela La Salette, o jardim público e a Praça da Cidade. Faria todo o sentido fazê-lo agora, como no Natal.”
Elisabete Sousa, proprietária do novo salão de chá 'Doces de Flor e Anjo'
“As festas são da La Salette e não traz grande promoção a nós aqui no comércio, mas tudo bem. É no parque e lá é que deve ser. Não acho que faça grande diferença [trazer atividades para o centro da cidade], como todas as festas as pessoas têm de ir ao local da festa e o comércio é uma coisa e as Festas de La Salette são outra.”
Delfina Lopes, proprietária da Florista Fina 'O Boquet'
“As festas atraem sempre muitas pessoas, mas, não acho que seja aqui no centro. Vão muitas pessoas até ao Parque de La Salette, que está muito bonito, mas, no que diz respeito a atrair para o comércio não acho. Há famílias emigrantes que vêm, mas nada do que era antes. Daquilo que me lembro nunca houve festividades fora do parque, talvez se fizesse algo claro que nós aqui comerciantes iriamos beneficiar de outro movimento, seria bom.”
Rosa Sacramento, proprietária da Confeitaria Ideal
“A festa de La Salette é muito conhecida, são muitos dias e acho que as pessoas procuram e movimenta um pouco com tudo. Eu sou da opinião que todas as atividades se devem realizar no parque. A festa é conhecida lá, o sítio é lindo e é o manter de uma tradição.”
Sónia Azevedo, proprietária do salão 'Sónia Azevedo Cabeleireira'