Em
Correio de Azeméis

22 Jul 2025

Festas de S. Paio assinalam 1100 anos do martírio do padroeiro de Pinheiro da Bemposta

Pinheiro da Bemposta

As Festas em Honra de S. Paio regressam a Pinheiro da Bemposta no próximo fim de semana, de 25 a 27 de julho, com um programa que alia tradição, celebração religiosa e animação popular. Este ano, o evento ganha especial significado, ao assinalar-se o 1100.º aniversário do martírio de S. Paio, ocorrido a 26 de junho do ano 925, em Córdova.

Apesar de a data exata do martírio ter sido assinalada com uma eucaristia especial na Igreja Matriz no passado mês de junho, é no último fim de semana de julho — como dita a tradição — que a comunidade se reúne para celebrar o seu padroeiro.
Um exemplo de fé com raízes profundas na comunidade
São Paio, também conhecido por São Pelágio, foi um jovem cristão martirizado em Córdova, no emirado de Al-Andalus, com idade estimada entre os 10 e os 13 anos. Recusando-se a renunciar à fé cristã, foi brutalmente torturado e executado. A sua figura tornou-se símbolo de pureza e resistência espiritual, sendo hoje venerado como santo mártir, com culto em Portugal e Espanha.
A devoção a S. Paio em Pinheiro da Bemposta remonta a pelo menos oito séculos, com documentação a referir a então localidade de S. Paio de Figueiredo. A atual Igreja Matriz mantém essa ligação, com a imagem do padroeiro na frontaria e uma escultura de pequenas dimensões no interior, evocando a juventude do santo.
Programa de Festas com tradição e inovação
A Comissão de Festas de 2025 procurou que esta edição tivesse um caráter especial, tanto pela decoração do recinto, como pelo programa pensado para envolver toda a comunidade.
Principais momentos do programa:

Sexta-feira, 25 de julho
21h30 – Concerto da Orquestra Nova Geração
23h00 – Animação com DJ Mainset

Sábado, 26 de julho
21h00 – Chegada das procissões com os andores das capelas à Igreja Matriz
22h00 – Espetáculo com Amadeu Mota Show

Domingo, 27 de julho
09h00 – Arruada pela Banda de Música de Pinheiro da Bemposta
10h00 – Missa Solene em honra de S. Paio
14h30 – Entrada da Banda Clube Pardilhoense
15h00 – Mini-concerto das duas bandas
16h30 – Procissão Solene
21h30 – Concerto de despedida com ambas as bandas

O concerto de encerramento, marcado para as 21h30 de domingo, será um dos momentos mais simbólicos das festas. As Bandas de Música de Pinheiro da Bemposta e do Clube Pardilhoense sobem ao palco em conjunto, proporcionando um espetáculo único de partilha musical. A atuação contará com a direção do maestro Fernando Ferreira à frente da Banda Clube Pardilhoense — um jovem natural de Pinheiro da Bemposta, que iniciou o seu percurso como músico na banda da terra e que hoje prossegue carreira como maestro. O seu regresso, ainda que à frente da banda visitante, é um momento particularmente aguardado pela população local.
A Comissão de Festas agradece a todos os patrocinadores, entidades locais e voluntários que tornam possível esta celebração.
Mais do que um evento, as Festas de S. Paio são um testemunho vivo de fé, identidade e coesão comunitária, que atravessa gerações.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Homem impede reanimação a familiar e é algemado pela GNR
22/07/2025
Festas de S. Paio assinalam 1100 anos do martírio do padroeiro de Pinheiro da Bemposta
22/07/2025
Óscar Teixeira refere a recandidatura de Joaquim Jorge
22/07/2025
Fernando Lopes apresenta candidatura à população
22/07/2025
Rogério Ribeiro (PS) quer trazer equidade ao território
22/07/2025
Óscar Teixeira quer continuar a fazer Fajões “crescer”
22/07/2025
História de Loureiro editada em livro
21/07/2025
Comunidade escolar preocupada com início do ano letivo
21/07/2025