Festas têm "a capacidade de atrair públicos diferentes"

Concelho

Manuel Peixoto, presidente da Associação de Festas de La Salette, nos estúdios da Azeméis TV/FM

> Manuel Peixoto, presidente da Associação de Festas de La Salette, revela os destaques desta edição

As Festas em Honra da Nossa Senhora de La Salette estão de volta à cidade de Oliveira de Azeméis. Em conversa com a Azeméis TV/FM, Manuel Peixoto, presidente da Associação de Festas de La Salette, falou sobre as tradições que se mantêm e as novidades que deste ano.

As expectativas. “Como toda a gente sabe, fazemos sempre o melhor que conseguimos. O que nos causa sempre mais preocupação, são os artistas de renome, mas está tudo pronto por isso estamos descansados. Este ano teremos algumas novidades também. Teremos DJ’s todas as noites, o Festival das Sopas também é uma novidade e a Noite de Fados, irá mudar de lugar e este ano vão atuar na escadaria da Capela”
A preparação do ‘dia grande’. “Está tudo preparado para que corra bem. Tivemos reunião com a Proteção Civil, GNR e Bombeiros. O Fernando Daniel trará muita gente, mas estamos preparados para isso.
Sabemos que o local onde decorrem os concertos, não é o mais apropriado para uma grande multidão. O parque de La Salette está a tornar-se demasiado pequeno para a dimensão que as festas querem alcançar. Estamos a lutar contra esse problema. No entanto, é ali que os festejos têm de ser feitos”

A importância de manter as tradições. “A atuação dos ranchos sempre foi aos sábados e mexer nesses dias é complicado. Queremos evitar fazer isso, por isso mantemos o folclore ao sábado e no domingo a atuação das bandas.
Eu digo sempre que para mim a parte que mais me atrai é a parte religiosa, que é qualquer coisa monumental. A meu ver, à exceção da procissão das velas no Santuário de Fátima, não existe outra tão grandiosa como a procissão das velas da Nossa Senhora da La Salette. É uma coisa valiosa. Ainda há muita gente que tem muita fé na Nossa Senhora de La Salette, e isso são tradições que não devem nunca acabar. Estas festas têm muita tradição e muitos anos de existência e atrai públicos muitos diferentes. É isso que distingue esta festa.”

A ‘estreia’ do festival das sopas. “Chegamos à conclusão que o melhor seria termos cinco coletividades no festival. Notamos que muitas vezes aqueles que participavam num ano, no próximo já não vinham. Aquilo dá muito trabalho, é uma semana inteira. Depois acontece em agosto que é mês de férias e as coletividades veem-se confrontadas com isso também. Fizemos o convite de participação a todas as coletividades e estas cinco foram as primeiras a manifestar-se para participarem.”

O convite. “Espero que os oliveirenses e não só, os nossos emigrantes que estão lá fora, visitem o parque e venham às festas para que assim mantenham o dinamismo e o valor que sempre tiveram até agora. Peço à população que não deixe morrer as festas de La Salette. São as festas do concelho e aquelas que deram o feriado à terra. Só isso já é uma prova de valor e estou confiante que esta edição irá correr bem.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Nova Escola de Canoagem em Oliveira de Azeméis
10/07/2025
André Sousa terminou a viagem do Polo Sul ao Polo Norte
10/07/2025
CAMPUS chama 80 atletas para atividades desportivas e artísticas
10/07/2025
Aspöck Portugal divulgou a sua história e produtos em exposição
10/07/2025
Pedro Almeida quer união para fazer o bem
10/07/2025
Transportes Álvaro Figueiredo alcançam 62% na avaliação EcoVadis
10/07/2025
Eleições na Associação “A Turma da Bola” realizam-se com sucesso e tomam posse na próxima sexta-feira
10/07/2025
Escola Livre de Azeméis conquista o 4ºlugar no Torneio Flor de Sal
10/07/2025