'Festivais de Outono' aconchegaram noite chuvosa

Concelho

Iniciativa promovida pela Universidade de Aveiro já vai na sua 20ª edição

Esta noite, na Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, decorreu o espetáculo ‘Fado Choro’ que envolve a atuação de Solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) com Marina Pacheco, e que está inserido no âmbito da 20ª edição do evento ‘Festivais de Outono’, promovido pela Universidade de Aveiro.

Durante uma hora, os presentes assistiram a uma viagem musical num espetáculo que englobou canções icónicas de ambos os lados do Atlântico alternando momentos instrumentais, como Tico-tico no fubá, com a belíssima voz do soprano Marina Pacheco, de seu nome “Fado Choro”.

À Azeméis TV/FM, Pedro Rodrigues, diretor artístico do ‘Festivais de Outono’, explicou que os ‘Festivais de Outono’ “são um evento que começou dedicado especialmente à música erudita e nas últimas edições temos vindo a explorar não só outros espaços de música, mas também outros espaços locais físicos, daí a razão de estarmos aqui precisamente em Oliveira de Azeméis. Decidimos a partir de 2019, por iniciativa da professora Alexandra, alargar esta atividade a todas as cidades com as quais a Universidade de Aveiro tem uma relação muito próxima e tem sido uma experiência positiva para todos”.

Para o espetáculo de Oliveira de Azeméis, intitulado ‘Fado Choro’, o diretor artístico esclareceu que “estes instrumentos representam algumas das famílias de instrumentos que têm maior portabilidade, maior capacidade de adaptação. E é dentro destas muitas viagens que estes instrumentos fizeram entre Portugal, Brasil e África, que vai nascendo o fado, que vai nascendo o choro, e é esta dicotomia, que vamos ter aqui possibilidade de assistir”.

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Helena Terra e Bruno Aragão querem garantir que os portugueses fazem “a escolha certa” na segunda volta
19/01/2026
Pedro Marques e Helga Correia responsabilizam fragmentação da direita
19/01/2026
Manuel Almeida prioriza foco na proximidade > Ventura destrona bastiões do PSD em Azeméis
19/01/2026
Ricardo Praça da Costa destaca que Presidenciais serviram para marcar a agenda
19/01/2026
Luciana Reis confiante em novo ciclo de crescimento para o Bloco de Esquerda
19/01/2026
Resultados com sabor agridoce > Ricardo Campelo de Magalhães destaca subida acentuada
19/01/2026
Óscar Oliveira teme pela Constituição: “Metas não foram atingidas”
19/01/2026
Presidenciais 2026 > Helena Terra confiante em “derrota da abstenção” perante forte afluência em Oliveira de Azeméis
19/01/2026