Em
Correio de Azeméis

28 Jun 2023

Festival Confrádico apresenta o melhor do mar e da terra, em pratos recheados de história

Destaques

De 14 a 16 de julho

A Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promovem, de 14 a 16 de julho, no Largo da República, a segunda edição do Festival Confrádico, inserido no programa de animação de verão “37.20”.

Para assegurar a organização do festival, a Câmara aprovou um apoio financeiro à Confraria CASAZ, no valor de 7.500€, que permitirá dar a conhecer aos visitantes os sabores da história e da tradição das onze confrarias gastronómicas presentes, que promovem o melhor do mar e da terra, através de iguarias únicas e representativas de várias regiões e costumes portugueses.

O nosso concelho, no ambicioso papel de anfitrião, faz-se representar ao mais alto nível gastronómico pela Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis e pela Confraria das Papas de São Miguel, que elevam mais alto a história e as tradições locais, com produtos distintivos da nossa identidade e memória coletivas.

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira estarão dignamente representadas pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores e pela Confraria Enogastronómica da Madeira, ambas defensoras de bons pratos e de bons garfos, que trazem, com certeza, o melhor do «nosso mar».

Já a Confraria dos Sabores da Abóbora, de Sosa divulgará as características "Papas de Abóbora de S. Sebastião" e a Confraria Gastronómica do concelho de Ovar, o famoso pão de ló de Ovar, para além dos frescos e salgados sabores da sua costa, que farão as delícias dos bons apreciadores de peixe.

A Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos, representada apenas por mulheres, eleva a um outro nível de sabor este tipo de rojões das “sainhas” que eram acompanhados por sarrabulho e tiras de fígado, e a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” pretende chamar a atenção para os moliceiros e para o património paisagístico, gastronómico e cultural que eles representam.

De Almeirim chegarão as tradicionais sopas da pedra e todo um repasto monumental e no menu da Confraria do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, o «carolino» será «Rei» e ajudará à divulgação do município de Benavente na vertente gastronómica.

Para Joaquim Jorge “é com orgulho que a Câmara Municipal apoia iniciativas de descoberta da riquíssima herança cultural e gastronómica de várias regiões do nosso país, ajudando a promover o nosso concelho, o turismo e os produtos endógenos, para além de estimular a economia local e o crescimento da nossa notoriedade e importância no exterior”. 

 

Horário:

Sexta - 18h00 à 01h00

Sábado - 12h00 às 02h00

Domingo - 12h00 às 22h00

 

Confrarias participantes:

Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis

Confraria das Papas de São Miguel

Confraria da Pateira

Confraria do Arroz Carolino

Confraria dos Gastrónomos dos Açores

Confraria dos Sabores da Abóbora

Confraria Enogastronómica da Madeira

Confraria Gastronómica de Almeirim

Confraria Gastronómica do concelho de Ovar

Confraria Gastronómica “O Moliceiro”

Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024