Festival Confrádico reuniu sabores de várias regiões

Destaques Concelho

CASAZ foi a principal promotora do evento gastronómico

Decorreu no passado fim de semana, 16 e 17 de julho, o primeiro Festival Confrádico de Oliveira de Azeméis, no Largo da República. Com confrarias de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, foram imensas as iguarias confecionadas ao longo dos dois dias. Com a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis (CASAZ) e a Confraria das Papas de São Miguel, a representarem os sabores do concelho de Oliveira de Azeméis.

Numa parceira com a câmara municipal, a CASAZ foi a principal promotora de um evento, que segundo Marco Costa, Oriz Mor e presidente da direção da CASAZ, em entrevista à Azeméis TV/FM, “já está marcado para voltar a se repetir”. Ainda de acordo o mesmo, o festival “não podia estar a correr da melhor maneira”, no entanto, “é pena o espaço ser pequeno visto a dimensão do evento, mas em conversa com o presidente Joaquim Jorge, já estamos a pensar num próximo local”, referiu aos microfones da Azeméis TV/FM.
Excluindo a CASAZ, estiveram presentes cerca de nove confrarias, tendo sido elas: a Confraria da Pateira, a Confraria do Arroz Carolino, a Confraria da Fogaça da Feira, a Confraria da Raça Arouquesa, a Confraria dos Sabores da Abóbora, a Confraria das Papas de São Miguel, a Confraria dos Gastrónomos dos Açores, a Confraria Enogastronómica da Madeira e a Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho. 
 

“Temos a oportunidade contactar com a gastronomia de outras regiões que permite aproximar os povos, e as comunidades. É um elemento de importante de criação de valor económico, social, cultural, relação entre as pessoas e é isso que queremos fazer em Oliveira de Azeméis.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal 

“Isto é uma iniciativa importante para todas a confrarias, principalmente para as do concelho. É muito importante para divulgar a gastronomia e toda a nossa cultura de Oliveira de Azeméis, trazer novas confrarias para conhecerem as nossas iguarias”
Pedro Lopes, secretário da da Confraria das Papas de São Miguel

 


 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Fogo destrói por completo habitação em Ossela
4/12/2025
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025