18 Jul 2022
CASAZ foi a principal promotora do evento gastronómico
Decorreu no passado fim de semana, 16 e 17 de julho, o primeiro Festival Confrádico de Oliveira de Azeméis, no Largo da República. Com confrarias de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, foram imensas as iguarias confecionadas ao longo dos dois dias. Com a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis (CASAZ) e a Confraria das Papas de São Miguel, a representarem os sabores do concelho de Oliveira de Azeméis.
Numa parceira com a câmara municipal, a CASAZ foi a principal promotora de um evento, que segundo Marco Costa, Oriz Mor e presidente da direção da CASAZ, em entrevista à Azeméis TV/FM, “já está marcado para voltar a se repetir”. Ainda de acordo o mesmo, o festival “não podia estar a correr da melhor maneira”, no entanto, “é pena o espaço ser pequeno visto a dimensão do evento, mas em conversa com o presidente Joaquim Jorge, já estamos a pensar num próximo local”, referiu aos microfones da Azeméis TV/FM.
Excluindo a CASAZ, estiveram presentes cerca de nove confrarias, tendo sido elas: a Confraria da Pateira, a Confraria do Arroz Carolino, a Confraria da Fogaça da Feira, a Confraria da Raça Arouquesa, a Confraria dos Sabores da Abóbora, a Confraria das Papas de São Miguel, a Confraria dos Gastrónomos dos Açores, a Confraria Enogastronómica da Madeira e a Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho.
“Temos a oportunidade contactar com a gastronomia de outras regiões que permite aproximar os povos, e as comunidades. É um elemento de importante de criação de valor económico, social, cultural, relação entre as pessoas e é isso que queremos fazer em Oliveira de Azeméis.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“Isto é uma iniciativa importante para todas a confrarias, principalmente para as do concelho. É muito importante para divulgar a gastronomia e toda a nossa cultura de Oliveira de Azeméis, trazer novas confrarias para conhecerem as nossas iguarias”
Pedro Lopes, secretário da da Confraria das Papas de São Miguel