20 Mar 2024
Escritora lisboeta abordou a vida e obra de Natália Correia
Filipa Martins foi a convidada desta noite do ciclo de conversas do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis. A premiada escritora, romancista e argumentista abordou, perante as pessoas presentes, a vida e obra de Natália Correia, de quem escreveu uma biografia, 'O Dever de Deslumbrar'.
Para a escritora, se tivesse de resumir a vida de Natália Correia, definiria como sendo "contravida". O gosto pela ex-deputada à Assembleia da República, surgiu após ter escrito o guião para a série '3 Mulheres' de Fátima Ribeiro e Luís Alvarães, tendo percebido ai que ainda existia muito para escrever sobre a vida de Natália Correia.
Filipa Martins, descreve Natália como sendo alguém com uma "voz independente, livre, contestária" e que não deixava nada por dizer. Uma "mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía", define Filipa Martins na sinopse do seu livro, 'O Dever de Deslumbrar.
A escritora lisboeta, dedicou-se nos últimos seis anos a estudar a vida e obra de Natália Correia, tendo sido coautora de um documentário e coargumentista de uma série de televisão sobre esta escritora açoriana.
Para futuro, FIlipa Martins refere que está neste momento a adaptar para cinema um livro de Agustina Bessa-Luís, mas pretende voltar ao trilho dos romances.