Final para uns e o início para outros

Destaques Concelho

semana académia da essn da cruz vermelha portuguesa

A semana mais memorável e simbólica da vida académica dos alunos da ESSN da Cruz Vermelha Portuguesa, a Queima das Fitas, decorreu entre os dias 23 e 30 de abril. Com vários momentos marcantes os mais icónicos foram a serenata monumental, que deu início às celebrações (23 de abril), o cortejo académico (26 de abril) e a ‘Missa da Bênção das Pastas’ dos finalistas (30 de abril).

Na noite de 23 abril, o adro da Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis foi o palco para o início de uma festa que prometia mais uma vez cumprir as tradições académicas. Ao som da tuna da ESSN, as dezenas de caloiros e finalistas, enrolados na “capa negra de saudade”, levaram Oliveira de Azeméis no coração. 
Já no final do dia, de 26 de abril, perto de uma centena de caloiros, acompanhados pelos novos finalistas, protagonizaram o cortejo académico. A efeméride contou com quatro carros alegóricos, que serviram para transportar os finalistas, alunos do segundo ano, a tuna feminina e a tuna masculina da escola. O cortejo percorreu o centro da cidade, tendo tido início na antiga sede da Escola de Enfermagem e término no Largo da República, em frente à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Havendo ainda uma paragem pelo meio, junto à fonte luminosa, na rotunda em frente ao Edifício Rainha, onde os novos caloiros foram ‘batizados’, sendo assim, realizado o último ato praxístico de integração dos novos alunos na vida académica da ESSN.
Por fim, a 30 de abril, encerrou-se as festividades com um dos momentos mais emotivos no seu percurso académico. Rodeados por familiares, os alunos participaram na ‘Missa da Bênção das Pastas’. A Bênção das Pastas é um dos pontos altos dos festejos académicos e consiste numa celebração para os estudantes finalistas, que tem como objetivo assinalar o final do curso e abençoar o seu futuro profissional. 
A Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis encheu com os finalistas dos cursos de Enfermagem, Osteopatia e Acupuntura. Na reta final da celebração, um representante de cada um dos cursos fez um discurso retroativo do seu percurso académico, num momento pautado pela emoção.

No final do cortejo:
“A todos os familiares hoje aqui presentes muito obrigado por fazerem acontecer este momento, à escola também um agradecimento especial por sempre nos apoiarem nas praxes e a associação académica. Toda esta semana também não se podia realizar sem todo o apoio incondicional da câmara municipal, muito obrigado a todos em nome da praxe e da associação académica.”
André Silva, Dux Veteranorum da praxe 

“Agradecer-vos a todos pelo contributo que dão para o dinamismo que a cidade precisa, vocês empenham-se e fazem-se valorizar por tudo aquilo que fazemos em prol da vida académica.”
Hélder Simões, vereador da câmara municipal

“Dou uma saudação académica em nome pessoal e de todo o conselho da direção e esperar que todos tenham sucesso, aproveitem, divirtam-se e foram todos fantásticos.”
Fernanda Príncipe, vice-presidente do conselho de direção da ESSN

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024