Em
Correio de Azeméis

23 Sep 2025

Fixação da população reúne consenso

S. Martinho da Gândara PSD-CDS/PP PS CDU Autárquicas 2025

Òscar Oliveira (CDU - PCP/PEV), josé Terra (AD - PSD/CDS) e Fernando Lopes (PS)

> Debate em São Martinho da Gândara

No debate entre os pretendentes à presidência da Junta de S. Martinho, Fernando Lopes (PS), José Terra (AD/PSD-CDS) e Óscar Oliveira (CDU) colocaram no centro da discussão o saneamento básico, a fixação da população e o papel da junta face à câmara municipal no centro da discussão.

“A rede de saneamento em São Martinho é zero, não temos um metro de saneamento. Todos pagam impostos e têm direito a água potável, e será uma luta prioritária junto do Município. Também quero criar uma feira mensal para escoar os produtos locais e um passeio pedonal junto ao Rio Negro , para aproveitar e embelezar o espaço (do Lourinhal até quase à Vale grande) e evitar descargas. Os jovens fogem por falta de terrenos para habitação, é preciso alterar o PDM e apoiar a obra social na construção de um lar. Defendo que seja estudada uma forma de recolha de resíduos porta a porta porque há cidadãos que não fazem separação de resíduos e isso é uma meta europeia. Quero instalar horários visíveis nas paragens de autocarro e apoiar a Obra Social, que tem feito um excelente trabalho. A proximidade é essencial: a junta deve ir às pessoas, levar soluções ao terreno, criar um dia em que se vá a cada lugar e resolver questões na hora. Não devemos esperar que as pessoas venham ao balcão, devemos estar presentes em toda a freguesia.”
Fernando Lopes (PS)

“São Martinho da Gândara é uma freguesia com enorme potencial, paredes-meias com a A29. Não podemos ser vistos apenas como agrícolas; temos condições para atrair indústria, comércio e habitação. O nosso programa assenta em identidade, sustentabilidade e coesão. Temos de valorizar as tradições, apoiar as festas religiosas e criar um espaço público dedicado à difusão cultural, onde artistas locais e convidados possam trabalhar com a comunidade. Em pleno século XXI temos águas completamente inquinadas e não temos saneamento, e isso é inadmissível. Não podemos deixar lugares para trás só porque têm menos habitantes. Precisamos fixar população, os jovens saem por falta de soluções de habitação, há quinze anos que não se constrói em altura na freguesia. Temos de rever o PDM e criar dinâmica para atrair empreiteiros. A Junta não constrói casas, mas deve criar condições e pressionar o município. Não podemos ser porta-chaves dos apetites da Câmara Municipal, temos de reivindicar com firmeza o que a freguesia merece.”
José Terra (AD - PSD/CDS)

“Não prometemos aeroportos nem obras faraónicas, o essencial é claro: saneamento, habitação e saúde. É preciso priorizar o saneamento e também lutar pela reabertura da estação de saúde encerrada, muitos idosos ficaram sem médico de família. Tem de haver casas com preços dignos, também sociais, e a Junta deve pressionar a Câmara. O setor leiteiro e agrícola é a base económica da freguesia e deve ser valorizado, com feirinhas e ações de divulgação junto das crianças. Falta sinalização, lombas e iluminação pública em várias ruas. Devemos dar voz à população na Assembleia, ouvir, discutir e intervir em nome dos fregueses. Queremos que a CDU tenha representação e voz ativa. É fundamental incluir os imigrantes que se fixam na freguesia e garantir manutenção dos espaços de lazer e das escolas. A nossa voz não será sempre contra, apoiamos tudo o que for positivo para a população.”
Óscar Oliveira (CDU - PCP/PEV)

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Criança de sete anos entre os quatro feridos em colisão em Carregosa
4/10/2025
Conceito novo promete ser diferente na região
3/10/2025
"Queremos dar relevo às coletividades"
3/10/2025
Mais de 70 Minis marcaram presença na celebração dos 28 anos
3/10/2025
Animação não faltou em Azagães
2/10/2025
110 utentes animaram “Tarde Branca”
2/10/2025
Mérito de 23 alunos foi enfatizado pelo Rotary Club
2/10/2025
Belisa Silva Hairstylist: um novo espaço no coração da cidade
2/10/2025