Em
Correio de Azeméis

9 Dec 2024

“Foi muito importante a Oliveirense apostar na formação”

Hóquei em Patins

Dinis Silva quer continuar a fazer crescer a Associação de Patinagem de Aveiro com referiu em entrevista a Hermínio Loureiro na Azeméis TV/FM

Oliveirense Dinis Silva é o novo presidente da Associação de Patinagem de Aveiro

Dinis Silva é, desde o dia 20 de novembro, o novo presidente da Associação de Patinagem de Aveiro. O oliveirense, que é nos próximos quatros anos o representante máximo da patinagem aveirense, garante que o objetivo passa por continuar a evoluir. Neste momento, num total de 29 clubes, a APA conta com 2012 atletas federados inscritos.

Objetivos para o mandato. Nestes quatro anos vai haver uma continuidade do projeto que vinha do Zé Cunha. Queremos continuar a evoluir. Somos a única associação em Portugal que conseguiu triplicar o número de atletas num ano, o que prova muito bem o trabalho que está a ser desenvolvido no distrito de Aveiro, que também engloba o distrito de Viseu. Estamos aqui para avançar com mais atletas e dar o salto qualitativo em termos de patinagem artística, não descurando o resto das áreas da patinagem.

A decisão de se candidatar. Não foi difícil porque antes umas horas do Cunha falecer, ele pediu-nos esse ‘sacrifício’ para darmos continuidade ao trabalho que vínhamos desenvolvendo. E nós vamos continuar com o trabalho que estava a ser bem realizado.

Oliveirense e sanjoanense na 1ª Divisão. É importante para a nossa associação que a Oliveirense e a Sanjoanense se mantenham na 1ª Divisão. A Sanjoanense, pela sua massa associativa, faz sempre um brilharete por onde passa. A Oliveirense pela equipa que é e pela estrutura que tem está sempre nas decisões e isso para nós é muito importante. 

Formação na Oliveirense. A nossa formação deu um passo de gigante. Foi muito importante a Oliveirense trazer para cá pessoas que apostaram na formação. A associação ganhou o Inter-Regiões masculino e a base da seleção era a base da Oliveirense. Na altura, os clubes insurgiram-se porque havia uma diferença enorme, mas depois os clubes começaram a perceber que o caminho era este e todos melhoraram e hoje temos um nível competitivo muito mais forte. 

Aposta no hóquei feminino. Em 2012 quando entrámos para a Associação, em Portugal falava-se muito pouco do feminino e na primeira reunião que tivemos, o Zé Cunha falou do feminino. Fomos nós, Aveiro, que metemos o feminino a andar e quando organizávamos os nossos torneios convidávamos sempre equipas femininas. Vamos fazer o nosso torneio em Aveiro e vêm quatro equipas femininas: do Minho, Porto, Galiza e a nossa. É um investimento avultado e em Aveiro temos 149 atletas do feminino. Estamos sempre a crescer.
Neste momento é mais fácil evoluir junto do feminino do que no masculino. 

Captar jovens para a arbitragem. Junto das nossas camadas jovens do hóquei em patins, temos feito ações de formação e temos cursos de arbitragem. Temos tido sucesso. Eu acho que os nossos árbitros, a nível nacional, são bons. O nosso problema está na falta de conhecimento das regras [dos adeptos]. O desporto é tão rápido e o erro está lá. Muitas vezes eu tenho dificuldade em perceber se foi ou não foi [falta].

Prioridade para os jovens jogadores portugueses. Eu gostava que as equipas tivessem um limite no número de estrangeiros e dessem a prioridade aos nossos jovens. Temos bons jovens no distrito de Aveiro a jogar hóquei e depois ficam tapados com jogadores que vêm de fora.

Os números na Associação de patinagem de aveiro. Neste momento, num total de 29 clubes, temos 2012 atletas federados inscritos na Associação de Patinagem de Aveiro. Temos 603 masculinos, 149 femininos. Na patinagem artística temos 1069 inscritos, na patinagem de velocidade temos 178 e no skate temos 13. No skate começámos a trabalhar há dois anos. As expectativas são de crescimento de forma sustentada e com qualidade.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Agenda para este sábado, 18 de janeiro
16/01/2025
Já há data para o 17º Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro
16/01/2025
'Mufasa: O Rei Leão' no TeMA
15/01/2025
Centro de Estudos Ferreira de Castro promove 'A Casa de Marreta'
15/01/2025
Instituições do concelho voltam-se a reunir em S. Roque
15/01/2025
AIMA impede Saunders de continuar na Oliveirense
15/01/2025
Criança está desaparecida depois de ter saído da escola
14/01/2025
Trabalhar Para Mudar
14/01/2025