Folclore da Cidade de Azeméis no coração da cidade

Destaques Concelho

Apresentação dos grupos decorreu na BM Ferreira de Castro

O Grupo Folclórico de Cidacos, realizou no passado dia 08 de julho, em parceria com diferentes entidades, o Festival ‘Folclore Cidade de Azeméis’, no Largo da República. O evento contou a presença de quatro grupos de folclore: Grupo Folclórico de Cidacos; Rancho Folclórico de Paires Penha Longa, de Marco de Canaveses; o Grupo Folclórico de Serzedo, de Vila Nova de Gaia; e o Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova, de Santo Tirso.

À semelhança dos anos anteriores, a receção aos grupos foi feita na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde foi anunciada uma parceria entre os dois jovens Emanuel e Tiago, fundadores do ‘Conhecer Azeméis’, e o Grupo Folclórico de Cidacos. Em conjunto, estes montaram um projeto para divulgar a história e arquitetura de Oliveira de Azeméis, que foi reconhecido pela Fundação INATEL, que tem por missão a promoção das melhores condições para a ocupação dos tempos livres e lazer. Neste sentido, vão receber um apoio para continuação do projeto.

À noite o Largo da República encheu para assistir a mais um sucesso do festival de folclore na cidade Oliveira de Azeméis.

 

 

“O Folclore Cidade de Azeméis faz este ano 15 anos, é um projeto que engloba quatro áreas: o folclore, gastronomia, artesanato e turismo. O Grupo Folclore de Cidacos há cerca de 40 anos que organizava o festival o de La Salette, houve mudanças estruturais, e passou a ser organizado pelo município, logo teria de haver uma rotatividade dos grupos do concelho que organizam o festival de La Salette. Dentro do grupo Cidacos, queremos levar o folclore, a gastronomia e o nome de Oliveira de Azeméis aos vários pontos do país.”

António Resende, presidente do Grupo Folclore de Cidacos

“Enaltecer o trabalho que hoje culmina neste festival, que já faz parte do panorama cultural do município de Oliveira de Azeméis, não só na salvaguarda dos valores etnográficos e culturais locais, mas também do folclore e da cultura oliveirense. Aos grupos sejam todos bem-vindos e que todos se sintam na vossa terra, neste festival.”

Francisco Silva, presidente da FAMOA

“Parabenizo o Rancho Folclórico de Cidacos pela iniciativa e pelo dinamismo. Apesar, das dificuldades, estão sempre de braços abertos para trabalhar. A união de freguesias conhece as dificuldades e faz questão de estar presente. Agradecer também a todos os grupos presentes e dizer que não podemos parar.”

Fátima Ferreira, em representação da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis

“Oliveira de Azeméis seria muito pouco se não tivéssemos este movimento associativo forte que existe, um movimento que acompanha o cariz empresarial da nossa sociedade. Gente que quer fazer, construir coisas novas e disponibilizar-se para a cultura. É para mim sempre com grande satisfação e orgulho, enquanto vereador da cultura, assisto e divirto-me os vários espetáculos que vão acontecendo durante o ano, das várias associações que temos. Eles levam o bom nome de Oliveira de Azeméis pelos quatro cantos do mundo.”

Rui Luzes Cabral, vereador da cultura

“Os grupos são como famílias, atravessamos uma crise muito grande com a pandemia e estamos ainda a ultrapassar várias dificuldades. Nós sabemos disso, mas, não abandonem a cultura, as tradições, nós precisamos dos grupos. Portugal precisa de continuar a levar a cultura e a manter as tradições, para que os nossos jovens saibam de onde viemos, porque ninguém conhece o futuro se não soubermos o nosso passado.”

Anabela Vieira, Federação de Folclore Português

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024