11 Feb 2023
27 escolas/instituições protagonizaram o carnaval infantil 2023
“Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal”, já o diz Claudia Leitte, na sua música ‘Insolação do Coração’, e mais do que ninguém os oliveirenses puderam voltar a comprovar isso, com o regresso às ruas do carnaval infantil edição 2023. Depois de três anos de espera, a alegria reinou no coração da cidade oliveirense, este sábado. Instituições de ensino e IPSS do concelho mostraram as suas cores, e atraíram milhares, numa tarde onde o sol brilhou intensamente
O centro urbano de Oliveira de Azeméis abriu as portas para o carnaval e por elas passaram os famosos cabeçudos, super-heróis, a Alice no País da Maravilhas, a Abelha Maia, e até fadas mágicas. No entanto, a folia guardou ainda alguns momentos únicos, como as padeiras de Ul que amassaram pão e cozeram as regueifas no seu forno improvisado ou os mestres vidreiros que levavam na ponta das suas canas o efeito das bolas de fogo do vidro em brasa.
Foram muitas as referências a Oliveira de Azeméis e às suas freguesias, que teve em representação 27 escolas/instituições, tendo sido elas: o Museu Regional de Cucujães; o Patronato de Santo António; a Comissão de Melhoramentos de Azeméis; a Comossela; a CAF Pinto de Carvalho; o Infantário da Santa Casa de Misericórdia de OAZ; o Lar Residencial do Pisão; o Lar de Idosos Drª Leonilda Matos; Centro de dia de Fajões; a Obra Social de S. Martinho da Gândara; Santa Casa de Misericórdia de São João da Madeira; a Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro; o Centro Infantil de São Roque; a EB Comendador António da Silva Rodrigues; EB/JI de Madaíl; EB1/JI de OAZ; EB/JI Nº4 de OAZ; o Centro Social e Paroquial de Santo André; a EB do Cruzeiro; a EB1 Areosa Nº1; JI do Brejo; EB/JI do Curval; EB/JI da Alumieira; EB de Palmaz; EB Casalmarinho; EB/JI Macieira de Sarnes; e o Jardim de Vilarinho.
Quem se mostrou satisfeito pelo regresso destas festas foi o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, em declarações ao Correio de Azeméis, referiu que a alegria “voltou às ruas de Oliveira de Azeméis e vem da forma mais bonita possível, que é através das nossas crianças.” Tamanha a felicidade, onde o autarca não escondeu que “estávamos a precisar disto há muito tempo, e percebemos isso também pela moldura humana que hoje aqui testemunhamos”, referiu.
Todo o esforço por parte das associações de pais, escolas e instituições, foi reconhecido e agraciado pelo edil oliveirense. “Houve um envolvimento muito empenhado dos pais, das associações de pais, escolas e juntas de freguesia, tivemos aqui representações muito bonitas de grande qualidade. Conseguimos perceber que houve muito empenho e trabalho, para que as crianças tivessem vestes muito bonitas, trajes carnavalescos atrativos e com muita cor, agradeço a todos aqueles que tornaram este desfile possível”, concluiu ao Correio de Azeméis.