“Fomos completamente esquecidos”

Destaques Freguesias Exclusivos Travanca

> União de freguesias: a opinião dos travanquenses

No programa da Azeméis TV/FM, ‘A sua opinião conta’, teve como tema manter ou desagregar as freguesias de Oliveira de Azeméis. Em debate, a freguesia desta semana foi Travanca da União das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz. Helena Almeida, Eulália Barbosa, Vitor Bastos e Santiago Martins expuseram as suas perspetivas.

A opinião é consensual

“Eu acho que o aumento da despesa pública não é a solução. Eu sei que é um fator que tem de estar em consideração, porque desagregando as freguesias, vamos triplicar alguns gastos.  Tem de haver um equilíbrio. Fomos completamente esquecidos, acredito que pela dimensão quer de Pinheiro quer de Palmaz comparativamente com Travanca. Por isso é que se perguntar a 90 por cento das pessoas de Travanca todas elas serão a favor da desunião.”
Vitor Bastos, empresário de Travanca 

“Eu sou totalmente a favor da desagregação imediata das freguesias. O orçamento das três freguesias independestes somado, era inferior ao atual orçamento da união das freguesias. Isto quer dizer que não está provado que não fique mais económico termos as três freguesias independestes. Ou seja, fica mais caro a união de freguesias. Esta agregação descaracterizou completamente cada uma das freguesias”
Santiago Martins, presidente da associação Turma da Bola  

“Não podemos comparar as freguesias, cada uma tem as suas características. Por exemplo as pessoas que querem ir para um lar, vão para uma lista de espera e ficam lá eternamente. Travanca não tem necessidade destas dependências. Eu acho que se todas as associações que existem aqui, juntamente com as pessoas que estão à frente das mesmas, conseguíamos ir longe e ter tudo aquilo que é necessário para o bem-estar da população de Travanca.” 
Eulália Barbosa, presidente do grupo Janeiras S. Martinho Travanca

“Eu sempre fui contra à união de freguesias e agora mais do que nunca. Realmente fomos esquecidos. Por exemplo, eu faço parte de algumas associações e desde a união criaram um estatuto para haver uma festa das associações uma vez por ano. O primeiro ano foi em Pinheiro da Bemposta, o segundo em Palmaz e este ano seria em Travanca. Só que vão fazer umas marchas em Pinheiro da Bemposta e decidiram colocar as festas das coletividades lá novamente. Então nós decidimos não colaborar Travanca foi muito prejudicado.”
Helena Almeida, moradora de Travanca e membro ativo de várias associações 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024