Em
Correio de Azeméis

29 Mar 2022

“Fomos completamente esquecidos”

Destaques Freguesias Exclusivos Travanca

> União de freguesias: a opinião dos travanquenses

No programa da Azeméis TV/FM, ‘A sua opinião conta’, teve como tema manter ou desagregar as freguesias de Oliveira de Azeméis. Em debate, a freguesia desta semana foi Travanca da União das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz. Helena Almeida, Eulália Barbosa, Vitor Bastos e Santiago Martins expuseram as suas perspetivas.

A opinião é consensual

“Eu acho que o aumento da despesa pública não é a solução. Eu sei que é um fator que tem de estar em consideração, porque desagregando as freguesias, vamos triplicar alguns gastos.  Tem de haver um equilíbrio. Fomos completamente esquecidos, acredito que pela dimensão quer de Pinheiro quer de Palmaz comparativamente com Travanca. Por isso é que se perguntar a 90 por cento das pessoas de Travanca todas elas serão a favor da desunião.”
Vitor Bastos, empresário de Travanca 

“Eu sou totalmente a favor da desagregação imediata das freguesias. O orçamento das três freguesias independestes somado, era inferior ao atual orçamento da união das freguesias. Isto quer dizer que não está provado que não fique mais económico termos as três freguesias independestes. Ou seja, fica mais caro a união de freguesias. Esta agregação descaracterizou completamente cada uma das freguesias”
Santiago Martins, presidente da associação Turma da Bola  

“Não podemos comparar as freguesias, cada uma tem as suas características. Por exemplo as pessoas que querem ir para um lar, vão para uma lista de espera e ficam lá eternamente. Travanca não tem necessidade destas dependências. Eu acho que se todas as associações que existem aqui, juntamente com as pessoas que estão à frente das mesmas, conseguíamos ir longe e ter tudo aquilo que é necessário para o bem-estar da população de Travanca.” 
Eulália Barbosa, presidente do grupo Janeiras S. Martinho Travanca

“Eu sempre fui contra à união de freguesias e agora mais do que nunca. Realmente fomos esquecidos. Por exemplo, eu faço parte de algumas associações e desde a união criaram um estatuto para haver uma festa das associações uma vez por ano. O primeiro ano foi em Pinheiro da Bemposta, o segundo em Palmaz e este ano seria em Travanca. Só que vão fazer umas marchas em Pinheiro da Bemposta e decidiram colocar as festas das coletividades lá novamente. Então nós decidimos não colaborar Travanca foi muito prejudicado.”
Helena Almeida, moradora de Travanca e membro ativo de várias associações 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Estudantes regressaram com semana académica
21/04/2025
Derrota pode afundar ainda mais a Oliveirense
20/04/2025
Cerca de 12 mil pessoas em três dias de Azeméis Cup
19/04/2025
Margarida Oliveira sagra-se campeã distrital
19/04/2025
Masterclass Solidária ajudou a Liga Portuguesa Contra o Cancro
19/04/2025
Padel: atletas aveirenses mostraram os seus dotes na Azeméis Cup 2025
18/04/2025
A "felicidade" das crianças é o que move o basquetebol na Azeméis Cup 2025
18/04/2025
As equipas de hóquei em patins estão a "jogar para formar" no Azeméis Cup 2025
18/04/2025