25 Mar 2022
Desporto Formação Desporto Atlético Clube de Cucujães
> 3.º ENCONTRO MENSAL DE PETIZES foi organizado pelo CUCUJÃES
No passado sábado, o AC Cucujães organizou o terceiro encontro mensal de petizes e juntou nos relvados a JD Carregosense, o RC Nogueirense, o CD Feirense, o CD Furadouro e o SV Pereira para a “festa do futebol dos mais pequeninos”.
Neste torneio, os resultados são meramente desportivos, e não competitivos, os golos não são contabilizados e o que mais importa é a formação dos pequenos jogadores enquanto atletas e bons cidadão: “É aqui que os nossos jogadores começam a perceber o que é a verdade desportiva”, referiu o coordenador da formação do AC Cucujães. Para Francisco Murcela, este encontro sobrepõe-se às regras futebolísticas e faz sobressair valores como a “ética”, o “fair-play” e o “trabalho de grupo”. “Este dia é uma escola de virtudes”, acrescentou o coordenador da formação cucujanense.
“A aprendizagem é o que prevalece disto, o resultado não interessa quase nada. O que interessa é o crescimento e desenvolvimento dos miúdos para que, no futuro, consigam ser bons, não só desportivamente, mas também na vida profissional”.
Rui Teixeira, treinador dos petizes do JD Carregosense
“Este dia é sempre uma alegria para os meus jogadores, é uma etapa de iniciação. Estes eventos vêm proporcionar um crescimento que eles não tinham sem este tipo de torneios”.
Roberto Duarte, treinador dos petizes do RC Nogueirense
“Acho que estes eventos são importantíssimos para os miúdos começarem a ter contacto com o futebol, com os torneios e com outros jogadores. O facto de não existirem resultados é essencial. Nestas idades, haver competição com pontos e com golos não faz sentido. Isto é mesmo para eles desfrutarem do jogo”.
José Carlos, treinador dos petizes do AC Cucujães
Estes encontros mensais são muito importantes porque estes miúdos ainda não têm muita noção daquilo que é o futebol numa idade mais avançada. Com estes encontros, eles acabam por viver o que é a essência do futebol e a pura diversão”.
João Monteiro, Vice-presidente do AC Cucujães e responsável pela formação