Em
Correio de Azeméis

22 Jan 2024

Francisco Sousa o artesão das pinhas

S. Roque Destaques Exclusivos

É em casa que Francisco expõe as obras

Reformado desde 2001, é na sua humilde casa, que Francisco Silva Sousa, natural de Castelo de Paiva, mas residente em S.Roque, tem a sua vasta coleção de artesanato. Desde obras que retratam o que eram os tempos antigos, à sua nova coleção, com várias peças feitas através de algo que consegue encontrar em várias florestas de Portugal, pinhas.

É na vasta floresta de pinheiros da Serra da Freita, que Francisco vai com as suas netas, apanhar pinhas, desde as maiores às mais pequeninas, que são de “pinheiros especiais”, como Francisco refere. 
Casado há 58 anos, foi na Oliva que conheceu a sua esposa. Vindo de Castelo de Paiva, Francisco chegou à Oliva no dia um de abril de 1964, dia das mentiras, ou como o artesão refere, “dia dos enganos”. No entanto, Francisco Sousa refere que não foi “enganado”, sentido-se um homem muito feliz, com a sua “santa” ao lado, alcunha que carinhosamente deu à sua esposa, por o aturar há tantos anos. 
Francisco Sousa, foi chefe da mecânica geral da Oliva, tendo ao longo destes anos feito várias obras espalhadas pela freguesia de S.Roque. “Fui eu que fiz o projeto do Parque de Merendas, ao lado do cemitério, com uma churrasqueira de 2 metros, mesas, um balcão para lavar a loiça e um jardim”, refere Francisco em declarações ao Correio de Azeméis. Para além disso, foi ele, em conjunto com o seu irmão e três reformados que fizeram o projeto para a rotunda junto à sua casa, alusiva ao sapateiro, tendo na altura cedido terreno para a construção da rotunda, isto na altura do mandato da antiga presidenta da Junta de Freguesia de S.Roque, Isabel Costa. 
A coleção das peças de artesanato de Francisco Silva Sousa feitas com pinhas, vão desde a Igreja de S.Roque, a um presépio com 300 pinhas, passando por um sacrário com uma porta para guardar o cálice, tudo feito ao pormenor e sempre com o carinho de quem faz por paixão. Francisco está sempre disponível para mostrar a sua nova coleção, bem como a antiga, com quem lá apareça a ser recebido com uma boa-disposição e humildade que deixa qualquer pessoa à vontade.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024