GF Cidacos levou as 'Janeiras' até ao Mercado Municipal

Concelho

Grupo andou esta manhã pela cidade a cumprir mais um ano desta tradição

Associado à quadra natalícia, é costume no mês de janeiro as ruas do concelho se encherem de música popular, com os vários grupos oliveirenses a irem de porta a porta cantarem as janeiras, uma tradição que deriva de costumes pagãos, com algumas pessoas a apontarem que já na altura dos romanos esta tradição era celebrada.

A Azeméis TV/FM esteve a acompanhar um dos grupos oliveirenses que cumpre esta tradição, o Grupo Folclórico de Cidacos, que estiveram no Mercado Municipal.

Em declarações à Azeméis TV/FM, António Resende, presidente do Grupo Folclórico de Cidacos, referiu que “cumprir a tradição é sempre importante na medida em que elas vão se perdendo. Estamos aqui hoje a dinamizar aquela que já é uma tradição de longa data. Eu ando aqui há 42 anos e desde o princípio que íamos sempre para o mercado”.

Como o presidente do grupo referiu, esta é uma tradição que o grupo cumpre há já vários anos, tendo no caso de António Resende, sido passada pela fundadora do Grupo Folclórico de Cidacos, Dona Isabel Maria Calejo.

“A tradição foi-me passada pela Dona Isabel. Eu recordo-me que há uns anos atrás andávamos por Cidacos, de porta em porta, à noite, a cantar as janeiras, assim como também os reis, e vamos tentando manter a tradição”, referiu o presidente do grupo à Azeméis TV/FM.

Acácio Silva, responsável pelo Mercado Municipal, em declarações à Azeméis TV/FM afirmou que “eu acho que nós, oliveirenses, temos que preservar estas tradições e eu que me sou muito afeto a estas tradições, tento sempre dinamizar aqui o mercado com estas tradições. Hoje temos aqui o Rancho Folclórico de Cidacos, já tivemos aqui o Rancho Cravos e Rosas, as Padeirinhas de Ul, e todos aqueles que queiram vir cá são bem-vindos. Acho que o povo tem gostado, porque o feedback deles é notável”.

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Novas gerações garantem que o brio de Ul se mantém vivo
28/01/2026
O brio de uma nova geração que mantém viva a chama de Ul
28/01/2026
Ul: A jóia da coroa de Oliveira de Azeméis que cada vez brilha mais
28/01/2026
Juntos por uma Igreja Unida
28/01/2026
‘As Padeirinhas de Ul’ levam alegria aos mercados
28/01/2026
Pindelo aguarda entrega de carrinha
28/01/2026
Já é possível utilizar carrinha gratuita
28/01/2026
Nuno Pinho apresentou o livro “Uma Primeira Vez a Viajar ao Redor do Mundo”
28/01/2026