16 Aug 2024
Seis idosos foram retirados da estrutura de acolhimento ilegal
A GNR encerrou, na passada quinta-feira, dia 8 de agosto, um lar ilegal para idosos, na freguesia de Pindelo. Os seis idosos, quatro mulheres e dois homens, com idades entre os 61 e os 93 anos, foram retirados da instituição e foram constituídos arguidos um homem e uma mulher, de 51 e 46 anos.
Um homem e uma mulher, de 51 e 46 anos, foram constituídos arguidos pela prática do crime de maus-tratos a idosos, na freguesia de Pindelo, na sequência de uma operação da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de São João da Madeira.
No âmbito de uma investigação por maus-tratos a idosos numa estrutura de acolhimento ilegal, a GNR informou que os militares desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram apurar que “a instituição não reunia condições de alojamento e de salubridade, motivo que levou à retirada de seis idosos, quatro mulheres e dois homens, com idades compreendidas entre os 61 e os 93 anos, tendo sido realojados numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)”.
No culminar das diligências policiais, a GNR procedeu ao “encerramento imediato” daquele espaço e foram constituídos arguidos, um homem e uma mulher de 51 e 46 anos.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.