26 Mar 2025
A estreia de André Almeida nos ralis foi no Portugal Rally Series nos dias 22 e 23 de fevereiro em Baltar
Automobilismo> André Almeida transitou das perícias para o rali
André Almeida foi campeão nacional de perícia em 2024 e este ano a sua aposta é nos ralis. Este é um sonho e uma paixão antiga deste piloto de Cucujães, que fez a sua estreia nas provas de asfalto no Portugal Rally Series no mês passado.
Campeão nacional de perícia em setembro. “Foi uma grande conquista. Foi um ano de muitas provas, novas experiências e, no final, deu tudo certo. Orgulho-me muito dessa conquista e de levar o nome e Oliveira de Azeméis e de Cucujães ao país todo e além-fronteiras”.
Balanço da última época. “2024 foi um ano muito positivo. Foi um ano de aprendizagem. Foi o meu 2º ano a competir. Conciliar a aprendizagem com os bons resultados foi muito bom. E agora dá-me noções para 2025 em que abandono as perícias, que nunca abandonarei porque me dizem muito, mas tinha que dar o passo e optei pelos ralis”.
O sonho do Rali de Portugal. “É um sonho de miúdo. Eu acompanhava muito os ralis porque tinha colegas que já competiam e eu adorava o ambiente, o tipo de prova, o asfalto e o rali de Portugal é um dos sonhos. Gostava de chegar ao topo nacional”.
O carro. “É um carro diferente (das perícias), é um carro talvez menos potente mas é o ideal para aprender. É um Toyota Yaris, um carro que ficou famoso por correr entre 2000 e 2002 no Troféu Yaris em Portugal, que lançou também vários pilotos”.
A importância dos patrocinadores. “São a base de tudo. Temos vários custos ao longo do ano e sem os patrocinadores seria muito mais difícil e os patrocinadores tornam isto possível. A forma que temos de agradecer é divulgar ao máximo os seus nomes e, por isso, sou muito ativo nas minhas redes sociais”.