“Gostava de organizar uma competição”

Destaques Concelho

Pedro resolve o cubo mágico em 6.97 segundos

O oliveirense Pedro Azevedo participou numa competição de speed cubing, em Lisboa, uma competição onde o objetivo é ser o mais rápido a resolver o cubo mágico. Nessa competição o Pedro atingiu a impressionante marca de 6,97 segundos. O mesmo veio até aos estúdios da Azeméis TV/FM falar sobre o seu talento e como começou esta sua jornada.

Dos 10 minutos aos 6,97 segundos 
“A primeira vez que resolvi um cubo mágico, nem sequer tinha um nas mãos, foi no computador e demorei muito mais que 10 minutos, com a ajuda das instruções. Lembro de ter comprado o meu cubo 3x3 no Bambu Verde e era bastante bom para o preço e recordo chegar ao meu décimo ano e já resolver o cubo por volta dos 15 segundos.”

Além da prática também muito estudo
“Como eu não tinha um cubo mágico quando decidi começar a aprender, comecei por treinar num simulador. Assim quando comprei alguns cubos e comecei a praticar em melhorar o meu tempo, estudava sobre algoritmos e novas formas de resolver. Ainda hoje tento aprender novos algoritmos para novos puzzles, para melhorar o tempo o máximo possível.”

Poucas competições em Portugal
“Esta última competição foi organizada por dois praticantes do cubo mágico, conseguiram arranjar vários patrocinadores e juntar cerca de 60 competidores. Comecei a competir em 2018 e, até 2019, participei em quatro competições. São muito poucas que existem em Portugal, comparativamente com Espanha, onde também já competi, eles têm cerca de 20/30 competições por ano.”

O ‘Lisboa Open’
“A competição funciona por rondas. Na primeira ronda estava em primeiro lugar, na segunda fiquei na terceira posição e na ronda final fiquei em quarto lugar, com uma média de 9.80 segundos, o terceiro lugar tinha uma média de 9.79 segundos e o primeiro lugar com 8.82 segundos, sendo a média que conta para vencer a competição. E eu bati o meu recorde com 6.97 segundos, numa das tentativas.”

Criar uma competição em Oliveira de Azeméis
“Já apresentei a ideia, foi bem acolhida e penso que é uma excelente oportunidade para dinamizar. Sei que há muitas pessoas além de mim em Oliveira de Azeméis, que também tem este interesse pelo cubo mágico e nas suas variantes. E acho que é importante para expandir a comunidade que aqui em Portugal, ainda não chegou ao seu máximo potencial.”
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Álvaro Santos é o novo presidente da CCDR-N
12/01/2026
Idoso que não era visto há dois dias estava morto em casa
12/01/2026
Final com reviravolta inesperada
11/01/2026
Oliveirense eliminada da Taça de Portugal por equipa da 2ª Divisão
11/01/2026
S. Roque > Comissão de Festas apresenta equipa e prepara edição de 2026
11/01/2026
Banda de Música abre 2026 com concerto de Ano Novo e anuncia gravação de CD
11/01/2026
Primeira caminhada do ano juntou participantes e abriu programa de 2026
11/01/2026
Homem morre em despiste de mota
11/01/2026