29 Sep 2025
Saulo Santos apela ao apoio dos cucujanenses em todos os jogos, em casa e fora
Saulo Santos mudou-se, no final da última temporada, de Nogueira do Cravo para Cucujães e aqui quer devolver a equipa ao principal escalão do futebol aveirense. A subida de divisão não é uma exigência, mas o treinador quer ver a equipa nos primeiros lugares da tabela ao longo da competição.
Com um orçamento “consideravelmente mais baixo” que na época passada, o Atlético Clube de Cucujães mudou mais de metade do plantel em relação à última temporada, mantendo nove jogadores, incluindo o capitão Deco, e nas contratações apostou entre jogadores mais experientes e outros mais jovens. “O nosso orçamento baixou consideravelmente e tivemos que ter isso em atenção”, começou por explicar Saulo Santos, em entrevista ao Correio de Azeméis. Contudo, o novo treinador do Cucujães garante que conseguiu formar um plantel “bastante equilibrado” e admite estar “satisfeito” com o trabalho demonstrado nesta pré-época. “Os jogadores têm dado garantias, estão empenhados e focados nos objetivos e o plantel dá-me garantias para lutar pelo topo da classificação”, afirmou Saulo Santos, esclarecendo depois os objetivos traçados para a época 2025/2026.
“Queremos terminar nos cinco primeiros lugares. Não há, por parte da direção, uma obrigatoriedade de subir de divisão. Por isso, o orçamento baixou porque a prioridade são as obras nos balneários e melhoramentos nas infraestruturas. Queremos andar nos primeiros lugares e tentar colocar o Cucujães no lugar que merece, que é o Campeonato Sabseg”, defendeu Saulo Santos, apelando, para isso, ao apoio dos cucujanenses quer nos jogos em casa, quer fora. “Gostávamos de jogar sempre em casa”, salientou.
Quando arrancar o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, o AC Cucujães já tem realizado três partidas oficiais a contar para a Taça de Aveiro. O treinador mostra-se defensor deste modelo de competição, que considera ser “benéfico” para preparar melhor o início do campeonato. “Fazer a pré-época já com jogos a contar, com árbitros, permite-nos preparar melhor para o campeonato”, justificou.
E o campeonato vai arrancar, no Parque de Jogos de Cucujães, com um dérbi concelhio logo na primeira jornada. O jogo frente ao Bustelo, marcado para 12 de outubro, “vai ser bastante competitivo pela proximidade e pela qualidade da equipa técnica do Bustelo. Será um excelente jogo para abrir o campeonato e que certamente trará muitos adeptos ao estádio”, anteviu Saulo Santos, antes de lançar um olhar sobre a série Sul, onde vão militar estas duas equipas do concelho de Oliveira de Azeméis. “É, claramente, a série mais competitiva e onde vai estar grande parte das melhores equipas. Vai ser mais competitiva que a série Norte, o que é uma exceção. Todos podem perder pontos com todos e isso é benéfico para quem tem a ambição de andar nos lugares cimeiros”, admitiu o técnico de 40 anos.
Plantel do AC Cucujães:
Guarda-redes: Duarte, André Ferreira (ex-Nogueirense)
Defesas: João (ex-Florgrade), Miguel Tavares (ex-Pinheirense), David Silva, Tintim (ex-Romariz), Nuno Pereira, Miguel Amorim (ex-Arrifanense), Pedro Carvalho (ex-Arrifanense), Vitinha (ex-Nogueirense)
Médios: Deco, Resende (ex-Arrifanense), Tomás, Ruizinho (ex-Arrifanense), Rui Neves (ex-Arrifanense), Jota (ex-Macieirense), David Costa, Vicente (ex-Sanjoanense).
Avançados: Nuno Rocha, Tavares, Celinho (ex-Arrifanense), Nuno Soares, Chiquinho (ex-Arrifanense), Berna (ex-S. Roque).
Equipa Técnica:
Treinador: Saulo Santos.
Treinadores-adjuntos: Miguel Alves e Francisco Moreira.
Treinador de guarda-redes: Michel Pereira.
Departamento médico: Susana Gonçalves e Nádia Novo.