10 Apr 2024
Nova sede em breve será uma realidade
O Grupo Oliveirense de Teatro Amador (GOTA) atingiu a marca dos 48 anos e escolheu a data simbólica do dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, para celebrar as quase cinco décadas que representam a história e vida dos elementos que constituem e constituíram esta coletividade.
Ana Garcia, presidente da direção, que neste mesmo dia completou exatamente 10 anos à frente da direção do GOTA, em declarações à Azeméis TV/FM, começou por referir que “é uma honra enorme chegar até aqui.” A mesma faz parte do grupo há 32 anos e destacou como principais características do GOTA “a amizade e o companheirismo”, que “mesmo sem receber dinheiro nenhum demonstram essa união e a sua dedicação é sempre de corpo e alma”, prosseguiu.
Tendo sido escolhido este dia em específico, Dia Mundial do Teatro, para a celebração do aniversário, Ana Garcia mostrou-se um pouco desiludida a forma como a cultural é tratada em Portugal, tendo deixado um desabafo, onde disse ter “pena que os políticos não venham mais ao teatro. Nós somos amadores, mas, profissionais. É por mera carolice que aqui andamos”, frisou.
Assim, além do cantar dos parabéns, o GOTA presentou todos com uma pequena encenação teatral e, como não podia deixar de ser, leram a mensagem difundida por todo o mundo alusiva ao Dia Mundial do Teatro e que todos os anos é escrita por alguém influente ligada à arte do teatro e da dramatização.
Futura nova sede
Um dos desejos pedidos na celebração destes 48 anos é que o GOTA volte a ter uma sede própria, depois de recentemente terem de mudar novamente todo o seu espólio e ‘andar com a casa às costas’. Assim, ao longo do discurso de felicitação de aniversário do vereador Rui Luzes Cabral este anunciou que o local da nova sede do GOTA “está fechada, vão ter uma sede e poder continuar com o vosso sonho e continuaremos a apoiar os vossos eventos”, disse. Sem revelar o novo local da sede, o Correio de Azeméis sabe que será uma das escolas devolutas que existe no concelho.