30 Apr 2024
Destaques Oliveira de Azeméis Concelho
Novo espaço, com cerca de 150 metros quadrados, vai poder albergar todo o espólio do grupo e ainda vai servir de espaço de ensaio para as coreografias do rancho
A nova sede provisória do Grupo Folclórico de Cidacos fica na Rua Manuel Mendes Tarrafa, perto do restaurante Boémiu’s, muito perto de Cidacos. O anúncio foi feito no passado dia 30 de abril pelo presidente do grupo António Resende, durante a última assembleia geral que decorreu na Casa do Senhor da Pedra, na Quinta de Cidacos. Com cerca de 150 metros, a coletividade vai passar a ter uma despesa mensal de 250€ de renda.
O novo espaço, além de albergar todo o espólio da coletividade, vai ainda dar possibilidade de o grupo realizar os seus ensaios. O espaço, cedido por uma oliveirense, em tempos serviu como salão de casamentos. A chave já foi entregue ao Grupo Folclórico de Cidacos.
Ainda de acordo com o presidente o grupo terá mais um mês para abandonar a Quinta de Cidacos, tendo até 31 de maio para retirar todo o seu espólio, algo que “para nós vai ser bom, porque depois de tirarmos as nossas coisas para montar no Mercado à Moda Antiga (18 e 19 de maio), no final já levamos tudo para a nova sede”, disse António Resende.
O presidente da coletividade revelou também que da parte do poder autárquico surgiu a possibilidade da cedência de um local no edifício da Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis, mas, que apenas dava para ensaiar, ficando ainda a faltar local para guardar o espólio. Tendo sido pensado guardar o espólio numas garagens que estão a ser renovadas em Lações de Cima. No entanto, esta opção não foi aceite, porque “para tratar das roupas convém estar próximo das pessoas”, justificou António Resende.
Sendo esta uma sede provisória, António Resende contou que, conjuntamente com a autarquia e a União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, estará a ser estudada uma solução para no futuro ser possível construir uma sede de raiz para o Grupo Folclórico de Cidacos.
A saída anunciada da presidência do grupo.
“Preciso de descansar”
Durante os anúncios do presidente do grupo era visível a emoção de todos os presentes, num ato de quase de despedida da sede onde nasceu e cresceu o Grupo Folclórico de Cidacos. Neste momento, António Resende, que também cresceu no seio da coletividade, anunciou a sua vontade de querer passar as responsabilidades do grupo a pessoas mais jovens e admitiu que precisa “de descansar.”
“Eu, pessoalmente, já cumpri o compromisso com a dona Isabel [Isabel Maria Calejo, fundadora do grupo], preciso de descansar. Este é ano de eleições e preciso que haja alguém de garra, que há, por isso é que nas últimas eleições inseri jovens nos órgãos sociais”, referindo-se a Tiago Silva, atual vice-presidente com 28 anos, e Emanuel Sousa, membro da direção da mesma faixa etária, responsável por dinamizar a comunicação online do grupo. Admitindo assim que esta passagem de testemunho pode já acontecer no próximo ato eleitoral da coletividade, que acontece este ano.