8 May 2023
NO MERCADO MUNICIPAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Durante a manhã de 30 de abril, o Grupo Folclórico de Cidacos recriou a tradição das ‘maias’ no Mercado Municipal, provisoriamente instalado no Intermarché de Oliveira de Azeméis.
De 30 de abril para 1 de maio, é tempo de colocar maias em todas as portas e janelas a fim de conseguir um ano mais afortunado. O Grupo Folclórico de Cidacos, há mais de dez anos, aproveita a véspera para fazer coroas de maias, dando mais cor a esta tradição. Este ano, na manhã de 30 de abril, sábado, o grupo folclórico visitou o Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis, animando todos os presentes com muita música, dança e animação. Alguns membros do grupo, sob o olhar atento dos curiosos, foram fazendo coroas de maias, feitos com giestas e adornados com as mais belas das flores. Hélder Simões, vereador da câmara municipal, e Fátima Ferreira, representante da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis receberam das mãos do presidente do grupo, António Resende, uma coroa de maias feitas à medida da grandeza das duas instituições.
“É uma tradição com mais de dez anos. Iniciou com a ‘Ti Lena Pardal’, de Travanca, e a partir daí todos os anos temos feito. É uma forma de manter as pessoas unidas e atrair mais pessoas ao mercado”.
António Resende, presidente do Grupo Folclórico de Cidacos
“Estas iniciativas do Grupo Folclórico de Cidacos, para manter e passar as tradições de geração em geração, são muito importantes para a nossa união de freguesias e para todos nós”.
Fátima Ferreira, representante da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail
“Além de nos virem dar alguma animação, é uma forma de divulgarmos o que temos em Oliveira de Azeméis, ao nível da dança e gastronomia”.
Acácio Silva, responsável pelo Mercado Municipal
de Oliveira de Azeméis
“Esta é uma tradição dos nossos antepassados. Não queremos deixar fugir às tradições e, portanto, ensinamos os mais novos”.
Isabel Oliveira,
Oliveira de Azeméis