Grupo Folclórico de Cidacos mantém viva a tradição das 'maias'

Destaques Oliveira de Azeméis

NO MERCADO MUNICIPAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Durante a manhã de 30 de abril, o Grupo Folclórico de Cidacos recriou a tradição das ‘maias’ no Mercado Municipal, provisoriamente instalado no Intermarché de Oliveira de Azeméis.

De 30 de abril para 1 de maio, é tempo de colocar maias em todas as portas e janelas a fim de conseguir um ano mais afortunado. O Grupo Folclórico de Cidacos, há mais de dez anos,  aproveita a véspera para fazer coroas de maias, dando mais cor a esta tradição. Este ano, na manhã de 30 de abril, sábado, o grupo folclórico visitou o Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis, animando todos os presentes com muita música, dança e animação. Alguns membros do grupo, sob o olhar atento dos curiosos, foram fazendo coroas de maias, feitos com giestas e adornados com as mais belas das flores. Hélder Simões, vereador da câmara municipal, e Fátima Ferreira, representante da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis receberam das mãos do presidente do grupo, António Resende, uma coroa de maias feitas à medida da grandeza das duas instituições. 
“É uma tradição com mais de dez anos. Iniciou com a ‘Ti Lena Pardal’, de Travanca, e a partir daí todos os anos temos feito. É uma forma de manter as pessoas unidas e atrair mais pessoas ao mercado”. 
António Resende, presidente do Grupo Folclórico de  Cidacos

“Estas iniciativas do Grupo Folclórico de Cidacos, para manter e passar as tradições de geração em geração, são muito importantes para a nossa união de freguesias e para todos nós”.
Fátima Ferreira, representante da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail

“Além de nos virem dar alguma animação, é uma forma de divulgarmos o que temos em Oliveira de Azeméis, ao nível da dança e gastronomia”.
Acácio Silva, responsável pelo Mercado Municipal 
de Oliveira de Azeméis

“Esta é uma tradição dos nossos antepassados. Não queremos deixar fugir às tradições e, portanto,  ensinamos os mais novos”.
Isabel Oliveira,
Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Reviravolta no dérbi
7/02/2026
Confraria das Papas de São Miguel celebrou tradição e etnografia com “O Entrudo vai à mesa”
7/02/2026
Três pontos preciosos para a Oliveirense
7/02/2026
Derrocada deixa Ponte Velha em Pinhão em perigo
7/02/2026
Exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 inaugurada na Casa da Leitura de Cesar
6/02/2026
Acompanhamento da 2ª volta das Eleições Presidenciais 2026
6/02/2026
Grupo Amigos do Poli vai ser transformado em associação
6/02/2026
Derrota faz cair a Oliveirense para o 4º lugar da Champions
5/02/2026