13 Jul 2025
Amaro Simões, Rui Luzes Cabral e Constança Melo protagonizam o momento do hastear das bandeiras
Associações e entidades carregosenses foram reconhecidas na cerimónia de celebração
Realizou-se este domingo, dia 13 de julho, a cerimónia de celebração do 35.º aniversário da elevação de Carregosa a vila. “A elevação foi o início de uma nova era. É com o mesmo espírito que olhamos para o futuro com confiança, determinação e vontade de continuar a fazer mais e melhor”, destacou a líder do Executivo da Junta de Freguesia, Constança Melo.
Mais que uma “mudança de designação administrativa”, a elevação a vila é o “reconhecimento de um crescimento coletivo, social, económico, cultural e cívico de um percurso construído com esforço, educação e visão”. As palavras são de Vera Santos, primeira-secretária da Assembleia de Freguesia de Carregosa e responsável pelo primeiro discurso da cerimónia.
Com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, Amaro Simões, do vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, e dos Bombeiros Voluntários de Fajões, o Executivo da Junta de Freguesia de Carregosa e os carregosenses celebraram os 35 anos de elevação a vila. O destaque nos discursos foi para a importância deste marco e para a enumeração dos projetos em curso na freguesia.
Em entrevista ao Correio de Azeméis, Constança Melo, presidente da Junta de Freguesia de Carregosa, falou sobre a situação atual de alguns dos planos da sua equipa. “Já começámos o saneamento e temos a convicção de que é para continuar na vila toda. Alcatroámos algumas estradas, mas decidimos começar nas que estavam em terra batida e a zona industrial também está em progresso”, esclareceu a presidente. Quanto à requalificação do edifício sede da Junta de Freguesia, Constança Melo adiantou que o plano está feito, mas ainda não foi lançado a concurso público.
Coletividades carregosenses distinguidas
As associações e entidades com endereço postal em Carregosa receberam certificados de reconhecimento pela atividade e dinâmicas que proporcionam à freguesia. “É uma forma de reconhecimento e agradecimento público pela cooperação e entreajuda demonstrados com esta Junta de Freguesia e o trabalho incansável, voluntário e constante que têm vindo a desenvolver em prol da nossa comunidade”, explicou João Moreira, secretário do Executivo da freguesia.
A Juventude Desportiva Carregosense, a URATE e o Museu d’Artes e Ofícios foram apenas algumas das entidades distinguidas com a atribuição de um certificado e placa comemorativa.
Outras intervenções:
“O movimento associativo em Carregosa está de parabéns pelos 35 anos. É um momento de celebrar e agradecer a todos aqueles que até aqui nos trouxeram, nomeadamente as empresas, porque uma terra tem de ter um setor produtivo forte. Sem empresas não há vida, sem movimento associativo não há vida” – Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis
“O [meu] apelo final é que cuidemos de nós, cuidemos uns dos outros para que tenhamos a frescura e a disponibilidade para trabalhar de forma mais afincada pela comunidade” – Rui Luzes Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis