6 Sep 2025
O 'Há Festa na Aldeia' decorrer no Parque Temático Molinológico até 7 de setembro
A edição de 2025 do “Há Festa na Aldeia” está a decorrer este fim de semana, dias 6 e 7 de setembro, em Ul, Oliveira de Azeméis, com um programa repleto de música, recriações e atividades familiares repartidas entre o Parque Molinológico, o núcleo de Travanca e a Azevinheira.
A edição deste ano do “Há Festa na Aldeia” está a decorrer este fim de semana, dias 6 e 7 de setembro, em Ul, Oliveira de Azeméis, com um programa repleto de música, recriações e atividades familiares repartidas entre o Parque Molinológico, o núcleo de Travanca e a Azevinheira.
O evento arrancou este sábado, dia 6, no Parque Molinológico de Ul, com a abertura oficial ao final da manhã com uma arruada protagonizada pelo grupo 'Os Alegres e Divertidos da Feira', acompanhada por entidades autárquicas e da organizaçao.
Durante a tarde, muitas atividades, como a apresentação da cerveja artesanal com Pão de Ul (16h30, Auditório Central), seguida do workshop “Lascado de bacalhau em pão de Ul” (17h30, Auditório Central). Pelo meio arua o Rancho Folclórico Cravos e Rosas. A noite reserva ainda concertos no palco central, com o grupo Coletivo Capela (21h30).
No Núcleo de Travanca, o primeiro dia conta com a peça infantil “A Sarinha e a Cegonha Marcolina” (15h30, palco), seguida da atuação do Grupo de Concertinas da Turma da Bola (18h30) e do Grupo de Cantares e Romarias de Travanca (20h45).
O domingo, 7 de setembro, começa cedo com a caminhada “Há Festa na Aldeia” (09h00, saída do Centro de Marchas e Corridas). Em Ul, a manhã inclui ainda contos infantis (11h00, Recreio d’Aldeia) e showcooking “Ideias na Mesa em 2 Minutos com Arroz Louro” (11h30, Auditório Central, por Carolina Pereira).
À tarde, o palco central recebe uma aula aberta de yoga com Joana Azevedo (12h00) e a atuação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas (16h30). No mesmo dia, em Travanca, o destaque vai para o Grupo de Cantares do Clube Sénior (16h00, palco).
A Azevinheira soma ao programa as visitas guiadas ao moinho, no sábado e domingo entre as 14h00 e as 18h00, acompanhadas por animação itinerante.
O encerramento oficial acontece no domingo às 19h00, no Parque Molinológico de Ul, com a entrega de prémios do concurso “Chefs d’Aldeia”.
Com atividades que vão da gastronomia à música, passando pelo desporto e pela recriação de tradições, a festa volta a afirmar Ul e Travanca como núcleos de identidade e convívio cultural no concelho de Oliveira de Azeméis, num ano em que se assinala o facto de o pão, a regueifa e o canoco de Ul terem sido certificados a nível de Ientidade Geográfica Protegida (IGP).
Este ano outras aldeias de Portugal entram no programa, nomeadamente Macinhata do Vouga, que participa com música e teatro (sábado), e a aldeia de Esmolfe, que vai mostrar cantares tradicionais e contribuir com animação itinerante (domingo).