(H)A32 modos de esbanjar dinheiro

Destaques Opinião

Nelson Alves *

Recentemente foi colocado um cartaz da Concessionária “Auto-Estradas do Douro Litoral” na Zona Industrial de Santiago de Riba-Ul, para incentivar as pessoas a usarem mais a A32, para fugir à confusão do trânsito.
É verdade, de facto a A32 é uma alternativa à A29, à A1 e à EN / IC1. Só que estamos a falar de uma auto-estrada caríssima, mas relativamente curta em termos de extensão (apenas 34 kms), geralmente com pouco tráfego nos dois sentidos.
Fica caro ir e voltar de carro, desde Ossela até Gaia: 6,80€ na categoria 1 ou 11,70€ na categoria 2, numa viagem de ida e volta. Provavelmente por esse motivo, as pessoas que, estando na Zona Industrial de Santiago de Riba-Ul, mesmo se virem o referido cartaz, vão provavelmente optar mais depressa pela A1 em vez da moderna A32, mesmo tendo em conta a confusão que há nos acessos, sobretudo na zona de Santa Maria da Feira.
Quando se governa um país, a responsabilidade é muito grande e pode-se por vezes cometer erros. Não seria justo estar a avaliar neste artigo as decisões tomadas por José Sócrates, sem se desconfiar das verdadeiras motivações do ex-Primeiro-Ministro Socialista. No entanto, e partindo do pressuposto de que aquela via estruturante até dá mesmo jeito ao país e à região, tal como outras auto-estradas que foram construídas naquela altura, resta-nos perguntar: será que o dinheiro pago por todos os contribuintes está a ter o retorno esperado?
Será que, se em vez de se ter construído essa Auto-Estrada e se tivesse optado por uma alternativa a sério à Linha do Vouga, a nossa região não estaria melhor servida em termos de oferta e diversidade de transportes?
Até ao dia das eleições legislativas, os liberais irão sempre apelar a cada eleitor para pensar bem, e pensar no seu próprio bolso. Será que as decisões do Partido Socialista ajudaram a nossa região a desenvolver-se em todo o seu potencial?

* Candidato da IL de Oliveira de Azeméis pelo círculo de Aveiro nas Eleições Legislativas 2024
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Veja as fotos do novo Centro Interpretativo Ferreira de Castro
2/05/2024
Centro de Estudos Padre Bastos vai perpetuar a memória do seu patrono
2/05/2024
Oliveirense goleou os Carvalhos na penúltima jornada
2/05/2024
Futura edição do Festival de Filarmonia D’Ouro poderá ser em Oliveira de Azeméis
1/05/2024
Prémio Cidadania de 2023 atribuído a Cesar Solidário e António Grifo
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos já tem nova sede provisória
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos realiza a sua última assembleia em Cidacos
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos cumpriu a tradição das Maias
30/04/2024