(H)A32 modos de esbanjar dinheiro

Destaques Opinião

Nelson Alves *

Recentemente foi colocado um cartaz da Concessionária “Auto-Estradas do Douro Litoral” na Zona Industrial de Santiago de Riba-Ul, para incentivar as pessoas a usarem mais a A32, para fugir à confusão do trânsito.
É verdade, de facto a A32 é uma alternativa à A29, à A1 e à EN / IC1. Só que estamos a falar de uma auto-estrada caríssima, mas relativamente curta em termos de extensão (apenas 34 kms), geralmente com pouco tráfego nos dois sentidos.
Fica caro ir e voltar de carro, desde Ossela até Gaia: 6,80€ na categoria 1 ou 11,70€ na categoria 2, numa viagem de ida e volta. Provavelmente por esse motivo, as pessoas que, estando na Zona Industrial de Santiago de Riba-Ul, mesmo se virem o referido cartaz, vão provavelmente optar mais depressa pela A1 em vez da moderna A32, mesmo tendo em conta a confusão que há nos acessos, sobretudo na zona de Santa Maria da Feira.
Quando se governa um país, a responsabilidade é muito grande e pode-se por vezes cometer erros. Não seria justo estar a avaliar neste artigo as decisões tomadas por José Sócrates, sem se desconfiar das verdadeiras motivações do ex-Primeiro-Ministro Socialista. No entanto, e partindo do pressuposto de que aquela via estruturante até dá mesmo jeito ao país e à região, tal como outras auto-estradas que foram construídas naquela altura, resta-nos perguntar: será que o dinheiro pago por todos os contribuintes está a ter o retorno esperado?
Será que, se em vez de se ter construído essa Auto-Estrada e se tivesse optado por uma alternativa a sério à Linha do Vouga, a nossa região não estaria melhor servida em termos de oferta e diversidade de transportes?
Até ao dia das eleições legislativas, os liberais irão sempre apelar a cada eleitor para pensar bem, e pensar no seu próprio bolso. Será que as decisões do Partido Socialista ajudaram a nossa região a desenvolver-se em todo o seu potencial?

* Candidato da IL de Oliveira de Azeméis pelo círculo de Aveiro nas Eleições Legislativas 2024
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Fogo destrói por completo habitação em Ossela
4/12/2025
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025