19 Sep 2022
Com o prémio carreira da ordem dos enfermeiros 2022
A Ordem do Enfermeiros distinguiu com o Prémio Carreira o Professor Doutor Henrique Pereira, Presidente do Conselho de Direção da ESSnorteCVP. A sessão solene de atribuição do Prémio decorreu, no passado dia 17 de setembro na Gala Anual dos Enfermeiros, em Viseu.
O Prémio Carreira pretende distinguir pessoas que tiveram carreiras excecionais e com elevado contributo na formação de novos enfermeiros e, por consequência efetiva, na vida da população e sociedade civil.
Henrique Pereira colheu o reconhecimento da classe fruto do seu abnegado trabalho em prol da formação de novos profissionais de enfermagem, mas também pela excelência do labor desenvolvido no âmbito da criação do primeiro estabelecimento de ensino superior em Oliveira de Azeméis. Primeiro, como Escola de Enfermagem de Oliveira de Azeméis; segundo pela persistência, resiliência e visão estratégica no sentido de elevar a Escola de Oliveira de Azeméis, a Escola Superior de Saúde. Todo em percurso feito em 20 anos desde a criação da escola em 2002, granjeou sólida confiança entre os pares e que, desta forma, honraram distinguir o seu trabalho e o seu saber na gestão, na formação e na organização do ensino superior.
Mas, de modo mais alargado, cremos que este prémio também deve ser visto, em Oliveira de Azeméis, como uma mais-valia que coloca o concelho, ao nível do ensino superior e nas áreas lecionadas, no patamar de excelência do ensino superior. Oliveira de Azeméis que é, seguramente, reconhecida pelo seu potencial económico e industrial é agora também, e desde há vários anos, conhecida pela qualidade do ensino ministrado na ESSnorteCVP.
Tudo isto se deve à liderança de Henrique Pereira que, juntamente, com os seus colaboradores foi capaz de fazer do sonho uma realidade e colocar Oliveira de Azeméis na rota de muitos estudantes, quer para o primeiro ciclo de estudos - licenciatura, quer para o segundo ciclo – mestrado em enfermagem.
O caminho feito com muito suor e muitas alegrias, mas sempre seguro do seu rumo agora galardoado com a atribuição do Prémio, “abra portas de sensibilidade pelo mérito do trabalho desenvolvido por Henrique Pereira e que o Município e a sociedade oliveirense reconheçam, efetivamente, o Homem, o Professor, o Diretor que dedicou os últimos 20 anos da sua vida ao ensino superior em Oliveira de Azeméis e, como creio, lhe seja prestada a justa homenagem e distinção de que há é merecedor, na medida em que sou dos que acreditam que a gratidão não deve envelhecer mais depressa do que as pessoas.